Economia

ENERGIA

Como continuar economizando com o fim do horário de verão

Como continuar economizando com o fim do horário de verão

INFOMONEY

18/02/2011 - 09h32
Continue lendo...

Após quatro meses em vigor, o horário de verão termina no próximo domingo, dia 20 de fevereiro. Isso significa que os relógios serão atrasados em uma hora e também que os brasileiros dos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste podem sofrer com o aumento na conta de luz.

Para evitar que os gastos cresçam, confira algumas dicas do Instituto Akatu para consumir energia de forma consciente e, assim, manter a conta no mesmo nível.


Cuidados com a geladeira

Para começar, preste atenção à localização desse equipamento. Ele deve ser colocado em um local bem ventilado e longe do fogão.

Além disso, não deixe a porta aberta sem necessidade. Isso faz com que o frio "escape" e exige mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente. E verifique sempre se as borrachas de vedação das portas estão inteiras e funcionando bem.

Nunca forre as prateleiras internas com plástico ou vidro, pois isso dificulta a passagem do ar, provocando aumento no consumo de energia. Nesse mesmo sentido, procure não encher a geladeira, deixando espaço entre os alimentos para facilitar a circulação de ar.

Outra atitude que aumenta o consumo de energia é guardar alimentos e bebidas quentes na geladeira, pois o motor novamente terá de trabalhar mais para conseguir resfriar o ambiente.

No caso de ir viajar e ficar muito tempo fora, planeje-se para esvaziar a geladeira e desligá-la da tomada. Já no inverno, uma boa dica é regular o termostato para que esfrie menos.


Chuveiro e o banho quente

Outro vilão do consumo excessivo de energia é o chuveiro elétrico. Para gastar menos, uma dica é deixar o chuveiro na posição "inverno" apenas quando realmente estiver frio.

Além disso, procure não tomar banho entre 18h e 21h, pois esse é o horário de maior consumo. E feche a torneira ao se ensaboar ou usar o shampoo, assim, além da eletricidade, você aproveita para economizar água.

Para se ter uma ideia do poder da sua mudança de atitude, se cada pessoa reduzir a ducha diária de 12 para 6 minutos, a economia será suficiente para manter uma lâmpada acesa por sete horas.

Frescor no ar e no consumo de energia
Os aparelhos de ar-condicionado são um dos maiores consumidores de energia elétrica, perdendo apenas para o boiler – aquecedor elétrico de água – e para o fogão elétrico, pouco usado no Brasil.

De acordo com cálculos do Procel, durante o verão, o ar-condicionado é responsável por um terço do gasto doméstico com energia. Assim, confira as dicas para economizar:
 

  • Adquira um aparelho adequado para o ambiente em que será instalado. Isso evita o uso de um ar-condicionado com muita potência – e que gasta mais energia – em um lugar pequeno;
  • Ao instalar, não deixe que o sol incida sobre ele;
  • Deixe janelas e portas do ambiente refrigerado sempre fechadas. Isso vai impedir que o sol bata lá dentro, aumentando a temperatura interna e exigindo mais trabalho do aparelho;
  • Mantenha os filtros sempre limpos, pois a sujeira prejudica a circulação de ar e faz com que o motor trabalhe mais, aumentando o consumo de energia;
  • Lembre-se de sempre desligar o ar-condicionado, quando ninguém estiver no ambiente.
     

Ilumine essa ideia
Em janeiro deste ano, o governo federal determinou que o País vai deixar de comercializar as lâmpadas incandescentes até 2016. Elas serão substituídas por modelos de maior eficiência energética como a lâmpada fluorescente compacta (LFC).

 

A ação prevê uma economia gradual de cerca de 10 milhões de megawatt-hora por ano, até 2030. Isso representa em torno de 1% do consumo total do Brasil e 3,5% do consumo residencial.
 

Segundo cálculos feitos pelo Instituto Akatu, se toda família trocasse apenas duas lâmpadas incandescentes comuns por fluorescentes, a economia gerada evitaria a construção de uma nova usina termelétrica no País, a que mais emite gases de efeito estufa.
 

Outras dicas para iluminar sua casa sem desperdício de energia são:
 

  • Prefira pintar as paredes internas com cores claras, pois as escuras exigem lâmpadas mais potentes;
  • Ao invés de acender lâmpadas durante o dia, abra as janelas e aproveite a luz do sol;
  • Lembre-se de sempre apagar as luzes dos ambientes em que não há ninguém, pois esse é um gasto desnecessário.
     

Conheça o Selo Procel
Ele é o selo colado nos aparelhos elétricos que orienta o consumidor no ato da compra, indicando os que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.

 

Além disso, o programa estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente.
 

Você também pode procurar pela etiqueta de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Ela mostra qual o consumo de eletricidade daquele aparelho e seu grau de eficiência energética, que pode ir de A (mais eficiente) até o G (menos eficiente).

Oportunidade

Prefeitura de Taquarussu abre processo seletivo

Vagas de níveis médio e superior irão atender as secretarias de Saúde e Assistência Social do município

22/11/2024 16h30

Prefeitura Municipal de Taquarussu

Prefeitura Municipal de Taquarussu Divulgação

Continue Lendo...

A Prefeitura de Taquarussu anunciou a abertura de um novo processo seletivo simplificado. O edital nº 001/2024 (a partir da página 565) oferece 21 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva, para cargos de níveis médio e superior.

O certame tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as necessidades da administração municipal. As oportunidades estão distribuídas entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.

Cargos oferecidos

  • Nível Superior: Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fisioterapeuta, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Assistente Social e Psicopedagogo
  • Nível Médio: Agente Social

Os salários variam de R$ 2.057,74 a R$ 3.858,27, para jornadas de trabalho de até 40 horas semanais.

Como participar

As inscrições para o processo seletivo da Prefeitura de Taquarussu estarão abertas até as 13h do dia 29 de novembro de 2024. Os interessados devem se cadastrar exclusivamente pela internet, preenchendo o formulário de inscrição disponível no site oficial da prefeitura.

A avaliação dos candidatos será realizada por meio de prova de títulos, na qual serão pontuados critérios relacionados à qualificação e experiência profissional. Em caso de empate, os critérios de desempate serão:

  1. Maior tempo de serviço na função
  2. Maior idade

Assine o Correio do Estado

Economia

Campo Grande registra 2,8% de desocupação, a 2° menor entre capitais

No âmbito estadual, Mato Grosso do Sul registrou 2,26 milhões de pessoas em idade para trabalhar, número estável em comparação ao mesmo período de 2023

22/11/2024 15h00

Campo Grande registra 2,8% de desocupação, a 2° menor entre capitais

Campo Grande registra 2,8% de desocupação, a 2° menor entre capitais Reprodução Internet

Continue Lendo...

A taxa de desocupação em Campo Grande atingiu 2,8% no terceiro trimestre de 2024, conforme dados da PNAD Contínua, divulgados nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice, que representa uma queda de 1,2 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior, é o segundo menor entre as capitais do país. Campo Grande, que liderava o ranking, foi superada por Cuiabá, onde a taxa de desocupação chegou a 2,7%.  

No âmbito estadual, Mato Grosso do Sul registrou 2,26 milhões de pessoas em idade para trabalhar, número estável em comparação ao mesmo período de 2023. Destas, 1,49 milhão estavam na força de trabalho, sendo 1,43 milhão ocupadas e 57 mil desocupadas.  

Segundo o IBGE, é considerada ocupada a pessoa em idade apta para trabalhar que exerceu, de forma remunerada, pelo menos uma hora de atividade na semana de referência, incluindo trabalhos formais e informais. Os desocupados são aqueles que não se enquadram nesse perfil.  

O nível de ocupação em Mato Grosso do Sul foi de 64,2%, um aumento de 0,8 p.p. em relação ao trimestre anterior e ao mesmo período do ano passado, sendo ambos os resultados considerados estáveis.  

Entre os estados, a taxa de desocupação de Mato Grosso do Sul (3,8%) foi a quarta menor, atrás de Rondônia (2,1%), Mato Grosso (2,3%) e Santa Catarina (2,8%). Pernambuco, por sua vez, apresentou a maior taxa, com 10,5%.  

Campo Grande registra 2,8% de desocupação, a 2° menor entre capitais

No Brasil, a taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2024 foi de 6,4%, representando uma queda de 0,5 p.p. em relação ao trimestre anterior (6,9%) e de 1,3 p.p. frente ao mesmo período de 2023 (7,7%).  

Por gênero, a taxa nacional foi de 5,3% para homens e 7,7% para mulheres. Já por cor ou raça, a desocupação foi inferior à média para brancos (5,0%) e superior para pretos (7,6%) e pardos (7,3%).  

Empregos e setores  

Mato Grosso do Sul manteve estabilidade no número de empregados, totalizando 1,06 milhão no terceiro trimestre, ante 1,05 milhão no trimestre anterior. Deste total, 757 mil atuam no setor privado, 209 mil no setor público e 98 mil como trabalhadores domésticos.  

O número de empregados no setor privado com carteira assinada registrou variação de 12 mil pessoas, mas foi considerado estável em relação ao trimestre anterior (1,6%) e ao mesmo período de 2023 (3,5%). No setor privado sem carteira assinada, o total permaneceu em 172 mil, também estável frente ao trimestre anterior (5,5%).  

Os dados reforçam a recuperação gradual do mercado de trabalho no estado e no país, com índices de ocupação superiores aos registrados em 2023 e avanços consistentes na redução da desocupação.


 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).