O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) registrou crescimento de 1623% nas apreensões de cocaína no Estado entre os meses de janeiro de agosto de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. A estatística revela que neste ano, o DOF apreendeu 1.064,8 quilos da droga contra 61,6 quilos nos mesmos meses de 2010. A maior apreensão em 2011 foi no mês de abril onde o Departamento recolheu 918 quilos da droga.
“Mesmo se não tivesse a grande apreensão de cocaína no mês de abril em Ivinhema ainda sim supera os números do mesmo período do ano passado”, comentou o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos informando que apesar do Paraguai não ser produtor de cocaína, grande parte da droga sai daquele país. O que os policiais encontram saindo da Bolívia são pequenos quilos de cocaína transportados geralmente em ônibus intermunicipal, veículos de passeio e ainda grudados no corpo ou ingeridos.
Conforme cel Joel, o balanço demonstra o trabalho rotineiro das equipes em toda a faixa de fronteira
O quadro mostra que o quantitativo de bolas de haxixe apreendido neste mesmo período também aumentou registrando avanço de 391%. O DOF apreendeu neste ano um total de 43.413 bolas da droga enquanto que no ano passado foram recolhidas 9.449 bolas. Somente no mês de agosto deste ano os policiais apreenderam 27.299 bolas de haxixe. “As drogas tem como destino as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Goiânia”, informou coronel Joel.
Outro produto com crescimento no volume de apreensões foi o crack com acréscimo de 154%. O Departamento retirou do mercado do tráfico este ano, 2.427 pedras da droga contra 952 nos mesmos meses do ano passado. Em relação à pasta base foram recolhidos 106 quilos de janeiro a agosto de 2011 e 80 quilos no mesmo período do ano passado, numa variação de 32%.
Balanço
Conforme o quadro com as principais atividades desenvolvidas pelo DOF, nos meses de janeiro a agosto deste ano, 156 pessoas foram presas por tráfico de drogas; 27 tiveram mandados de prisão cumpridos e outras 121 foram detidas e conduzidas às delegacias por outros tipos de delitos, perfazendo um total de 304 pessoas presas. As operações do DOF também tiveram aumento de 144% se comparado com os mesmos meses do ano passado.
Na listagem de produtos apreendidos nos oito primeiros meses deste ano, o destaque é para a apreensão de 404.656 pacotes de cigarros. Segundo coronel Joel em todo ano passado os policiais recolheram 433 mil pacotes de cigarros. A maior apreensão em 2011 foi no município de Eldorado, no mês de julho, num total de 320 mil pacotes de cigarros.
O DOF recolheu ainda mais de 90 mil unidades de DVD´s; 63.762 unidades de CD´s piratas e 353 unidades de pneus. Também foram apreendidas 28 unidades de armas de fogo com diversos tipos de munição e recuperados 31 veículos. Produtos de informática apreendidos somam mais de US$ 107 mil e de eletro-eletrônicos ultrapassam US$ 535 mil.
Conforme o comandante do DOF, o número de apreensões deste ano reflete o trabalho rotineiro das equipes de policiais em toda a faixa de fronteira. “Realizamos as operações baseado no policiamento rotineiro, mas também com o apoio do nosso serviço de inteligência”, explicou. Com o sistema de policiamento itinerante os traficantes não sabem onde podem encontrar uma equipe do DOF. O reforço do efetivo autorizado pelo governador André Puccinelli este ano também aumentou o número de equipes no trecho.