Esportes

alemanha

Ex-jogador da seleção assume que é gay

Ex-jogador da seleção assume que é gay

FOLHA PRESS

08/01/2014 - 14h00
Continue lendo...

O ex-jogador Thomas Hitzlsperger, 31, que jogou pela seleção da Alemanha de 2004 a 2010, assumiu sua homossexualidade.

"Declaro minha homossexualidade porque desejo que essa questão avance no mundo do esporte profissional", afirmou Hitzlsperger em uma entrevista à revista alemã "Die Zeit" e que será publicada amanhã.

A aceitação de sua homossexualidade "foi um processo longo e difícil". "Foi só nos últimos anos em que me dei conta que preferia viver com um homem", afirmou o ex-jogador, que se aposentou em setembro de 2013.

Nascido em Munique, Hitzlsperger começou a sua carreira nas categorias de base do Bayern antes de fechar com o Aston Villa, da Inglaterra, em 2000. Na temporada seguinte, ele passou a integrar a equipe profissional do clube.

Em 2005, ele se transferiu para o Stuttgart, da Alemanha, onde atuou por cinco temporadas antes de fechar com a Lazio, da Itália. No time da capital do país, porém, só atuou por seis jogos. Em seguida, foi para o inglês West Ham, onde também não teve grandes chances.

Em agosto de 2011, Hitzlsperger assinou com o alemão Wolfsburg. Em outubro de 2012, ele voltou para a Inglaterra para jogar pelo Everton. Em setembro do ano passado, o jogador anunciou a sua aposentadoria do futebol por problemas físicos.

O ex-meia jogou 52 partidas pela seleção alemã. Participou da Copa do Mundo de 2006, justamente na Alemanha, mas ficou de fora da de 2010, na África do Sul.  

Transparência

Inquérito civil pode resultar em jogos sem torcedores no Estádio Jacques da Luz

Conforme o documento apresentado ao Ministério Público, o inquérito avalia as condições de segurança do estádio para receber torcedores. Existe a possibilidade de que o campeonato estadual da Série B aconteça sem a presença de público.

23/08/2024 16h30

Estádio Jacques da Luz, localizado no Bairro Moreninhas, em Campo Grande, passou por reformas para receber os jogos das equipes do Comercial e do Operário

Estádio Jacques da Luz, localizado no Bairro Moreninhas, em Campo Grande, passou por reformas para receber os jogos das equipes do Comercial e do Operário Gerson Oliveira/ Correio do Estado.

Continue Lendo...

Com a reforma interminável do Estádio Universitário Pedro Pedrossian, o Estádio Jacques da Luz, localizado na região sul de Campo Grande, é atualmente a única arena pronta para receber jogos dos clubes da capital. No entanto, o estádio está sendo alvo de um inquérito civil devido às condições de segurança para os torcedores.

O inquérito publicado no Diário Oficial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (DOMPMS) pode comprometer os próximos jogos do Campeonato Sul-Mato-Grossense da Série B, uma vez que existe a possibilidade de as partidas serem realizadas sem a presença de torcedores.

A 25ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Grande informou que o certificado dos Bombeiros venceu em 13 de agosto e ainda não foi renovado. O estadual da segunda divisão começa em menos de 30 dias.

"Nós, da federação, estamos cuidando exclusivamente do caso do Jacques da Luz e, nesta sexta-feira, vou me reunir com a Funesp para entender o que precisamos entregar para que ele seja aprovado o mais rápido possível", relatou o presidente da FFMS, Estevão Petrallás, ao Correio do Estado.

Com o vencimento dos laudos, o Ministério Público notificou a federação sobre a situação. Caso os documentos não sejam entregues, os jogos do estadual da Série B terão que ser realizados sem público.

Segundo a promotoria, os laudos visam o Plano de Segurança, o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o Laudo de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, que deve ser acompanhado do AVCB.


Reforma no estádio

Após o Estádio Universitário Pedro Pedrossian, conhecido como Morenão, entrar em reformas intermináveis, o modesto Estádio Jacques da Luz se tornou o principal campo de futebol de Campo Grande. Com o piso irregular e fofo, o gramado rapidamente caiu na crítica de torcedores e jogadores devido à sua superfície irregular e ao gramado alto e inadequado.

Após a classificação do Operário para a Copa do Brasil, jogadores e comissão técnica do Operário Ferroviário enviaram imagens do gramado irregular à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), solicitando que a partida fosse transferida para outro local devido ao risco à saúde dos atletas.

Devido ao alerta e às reclamações dos jogadores, o Estádio Jacques da Luz foi fechado para a reforma do gramado. Ele foi liberado no dia 28 de fevereiro para o jogo da Copa do Brasil.

Por isso, o gramado não estava pronto para o Campeonato Estadual deste ano, e prometeram reformar o campo para o estadual de 2025.

Infelizmente, as eleições municipais atrasaram o projeto, e atualmente há apenas uma preparação do gramado. A reforma do piso só será possível após o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2025.

 

Assine o Correio do Estado. 

 

INJUSTO?

De Campo Grande, Éderson fica de fora de convocação das eliminatórias

Mesmo estando nesta última edição da Copa América, volante sul-mato-grossense "perdeu" vaga para André, do Fluminense, e Gerson, do Flamengo

23/08/2024 12h45

Éderson durante treino realizado nos EUA durante Copa América

Éderson durante treino realizado nos EUA durante Copa América Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Continue Lendo...

Presente na lista dos chamados para a Copa América, disputada no mês passado nos Estados Unidos, o campo-grandense Éderson parece não ter agradado Dorival Júnior, isso por que ele “perdeu” vaga na convocação desta sexta-feira (23) para o André, do Fluminense, e Gerson, do Flamengo.

O treinador da seleção brasileira anunciou, na manhã de hoje, os convocados para os jogos contra Equador e Paraguai, pela 7ª e 8ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A lista conta com 23 nomes e quatro volantes, mas nenhum deles é o volante sul-mato-grossense. Confira a lista completa:

Goleiros

  • Alisson
  • Bento
  • Éderson

Laterais

  • Danilo
  • Yan Couto
  • Guilherme Arana
  • Wendell

Zagueiros

  • Beraldo
  • Marquinhos
  • Gabriel Magalhães
  • Éder Militão

Meias

  • Bruno Guimarães
  • João Gomes
  • Gerson
  • André
  • Lucas Paquetá
  • Rodrygo

Atacantes

  • Vinicius Junior
  • Estevão
  • Luiz Henrique
  • Pedro
  • Savinho
  • Endrick


Volante da Atalanta (Itália), Éderson já estreou na nova temporada, com direito a jogo valendo taça. No dia 14 de agosto, a sua equipe enfrentou o Real Madrid, pela SuperCopa Europeia, embate realizado anualmente entre o campeão da Liga Europa e o campeão da Liga dos Campeões. A final foi vencida pelos espanhóis pelo placar de 2x0.

Na última segunda (19), a Atalanta iniciou sua jornada nesta edição do Campeonato Italiano, com goleada de 4x0, contra o Lecce, fora de casa. Éderson foi titular absoluto nos dois jogos, igual na temporada passada, onde foi coroado como um dos melhores na sua posição na Itália, atraindo interesse de gigantes europeus.

Na Copa América, o campo-grandense jogou poucos minutos na última partida da equipe na fase de grupos, no empate contra por 1x1 contra a Colômbia.

Trajetória

Aos 13 anos, Éderson começou a ser construído como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande. Pouco tempo depois, foi levado para o clube Desportivo Brasil (SP), para então seguir a sua carreira profissional.

Em julho de 2019, o Cruzeiro (MG) se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante. Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians (SP) a custo zero. 

No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou 3 gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020. Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza (CE), sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.

Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros. 

No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador. Até então, ainda veste as cores da equipe azul e preta.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).