A Peugeot volta a brigar com boas chances em um dos segmentos mais disputados do mercado brasileiro: o dos sedãs médios. A marca de origem francesa lançou nesta terça-feira (15) o modelo 408, fabricado na Argentina, que chega para o lugar do já aposentado 307 Sedan e custa a partir de R$ 59,5 mil. O R7 traz o test-drive na próxima quinta-feira (17).
A principal característica do novo sedã é o generoso tamanho, semelhante ao do também aposentado 407, que era vendido em um segmento superior. São 4,69 m de comprimento, 1,815 m de largura e 2,71 m de entre-eixos. Já o porta-malas, com abertura pantográfica (que não invade o espaço das malas), oferece capacidade de 526 litros.
O motor é o conhecido 2.0 Flex 16 V, com potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm (quando abastecido com etanol) e torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm. Há duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro marchas, que, segundo a montadora, é uma evolução do problemático e lento modelo anterior.
A versão topo de linha, porém, receberá o excelente motor 1.6 16V Turbo High Pressure de 165 cavalos e câmbio automático de seis marchas, a partir do segundo semestre. É o mesmo conjunto motriz do crossover 3008.
Entre os itens de segurança, destaque para duplo airbag, freios ABS e controles de tração e estabilidade de série em todas as versões. O 408 ainda oferece, como opcional, até seis airbags, tela de navegação retrátil eletricamente, faróis bi-xenon direcionais, sensores de auxílio a estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros.
O novo Peugeot 408 é produzido na fábrica da PSA Peugeot Citroën em Palomar, situada na região metropolitana de Buenos Aires, e será comercializado em toda a rede de concessionárias Peugeot no Brasil a partir da segunda quinzena do mês de março. A garantia é de 3 anos.
Confira a lista de preços do Peugeot 408:
Allure (manual): R$ 59,5 mil
Allure (automático): R$ 64,5 mil
Feline (automático): R$ 74,9 mil
Griffe (automático): R$ 79,9 mil