Brasil

SÍNDROME

Síndrome de Patau: saiba tudo sobre a condição genética do filho de Zé Vaqueiro

Descubra as causas, sintomas e tratamentos da trissomia 13, que afeta cerca de 1 em cada 5 mil crianças, e como a família do cantor está lidando com o diagnóstico do pequeno Arthur

Continue lendo...

Na noite de quinta-feira, 16, o cantor Zé Vaqueiro compartilhou nas redes sociais a notícia de que seu terceiro filho, Arthur, recebeu alta após nove meses de internação. Arthur foi diagnosticado com Síndrome de Patau, uma condição genética rara, logo após seu nascimento, em julho do ano passado. No entanto, na sexta-feira, 17, a família informou que Arthur teve que voltar ao hospital após sofrer uma parada cardíaca em casa.

O Que é a Síndrome de Patau?

A Síndrome de Patau, ou trissomia 13, é uma condição genética rara caracterizada pela presença de uma cópia adicional do cromossomo 13 em todas ou na maioria das células da pessoa. O ser humano geralmente possui 46 cromossomos organizados em 23 pares, mas na Síndrome de Patau, há três cópias do cromossomo 13, em vez das duas habituais.

Características Principais da Síndrome de Patau:

  • Crescimento Intrauterino Comprometido: Bebês nascem com baixo peso.
  • Complicações Cardíacas Congênitas: Problemas cardíacos são comuns.
  • Malformações Craniofaciais: Incluem microcefalia, microftalmia ou anoftalmia, hipotelorismo e malformações das orelhas.
  • Problemas na Parede Abdominal: Como onfalocele, onde vísceras abdominais podem ficar expostas.
  • Cistos nos Rins e Malformações Genitais.
  • Polidactilia: Presença de dedos extras nas mãos ou pés.

Causas da Síndrome de Patau

De acordo com o Dr. Pablo Rodrigues, geneticista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, as causas da Síndrome de Patau podem incluir:

  • Não Disjunção Durante a Meiose:

Ocorre quando os cromossomos não se separam corretamente durante a meiose.

Mais frequente em mães com mais de 35 anos.

  • Translocação Robertsoniana Desequilibrada:

Dois cromossomos se quebram e as partes soltas se unem, formando um único cromossomo maior.
Pode resultar em uma trissomia do cromossomo 13.

  • Mosaicismo:

Ocorre após a fertilização das células reprodutivas.


Mistura de células com quantidade normal de cromossomos e outras com cópias extras.


Diagnóstico da Síndrome de Patau

O diagnóstico pode ser realizado durante o período pré-natal através de:

  • Amostragem de Vilosidades Coriônicas: Teste pré-natal.
  • Amniocentese: Análise do líquido amniótico.
  • Análise de DNA Fetal Livre: Detecta a trissomia 13.
  • Ultrassonografia Pré-Natal: Detecta características associadas, como microcefalia e restrição do crescimento fetal.
  • Tratamentos e Cuidados Necessários

Embora a Síndrome de Patau não tenha cura, o tratamento é direcionado às necessidades individuais da criança. Algumas intervenções comuns incluem:

  • Suporte Respiratório: Oxigenação e ventilação imediatas após o nascimento.
  • Intervenção Cirúrgica: Para problemas cardíacos e fissuras labiais.
  • Dietas Especiais e Prevenção de Convulsões: Dietas adaptadas e uso de antibióticos profiláticos.
  • Aparelhos Auditivos: Para tratar problemas auditivos.

Segundo o Dr. Rodrigues, apesar dos tratamentos intensivos, a média de vida dos pacientes com Síndrome de Patau é de cerca de dois anos. Em alguns casos, é necessário um monitoramento cuidadoso dos sintomas e necessidades ao longo da vida.

orçamento secreto

Hugo Motta sai em defesa de ex-assessora de Lira que foi alvo da PF

Presidente da Câmara emitiu nota para defender ex-assessira de Lira que foi alvo de operação da Polícia Federal

13/12/2025 07h38

A nota Hogo Motta contesta a pertinência da operação que foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal

A nota Hogo Motta contesta a pertinência da operação que foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal

Continue Lendo...

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgou nota na noite desta sexta-feira, 12, defendendo a legalidade das emendas parlamentares e elogiando a servidora da casa que foi alvo de operação da Polícia Federal (PF).

Mariângela Fialek é ex-assessora do ex-presidente da Câmara Arthur Lira. Ela é investigada pela PF por suspeitas de irregularidades no pagamento de emendas parlamentares por meio do chamado orçamento secreto, esquema revelado em 2021 pelo Estadão.

"A servidora Mariângela Fialek é uma técnica competente, responsável e comprometida com a boa gestão da coisa pública. A experiência da servidora é reconhecida por todos os órgãos do Poder Legislativo e do Poder Executivo que elaboram e executam o orçamento federal. Inclusive, a atuação da servidora Mariângela Fialek foi fundamental no aprimoramento dos sistemas de rastreabilidade da proposição, indicação e execução de emendas parlamentares", diz a nota de Motta.

O presidente da Câmara diz que a Casa legislativa respeita as decisões do STF, mas sustenta que o Parlamento vem adotando medidas para melhorar a transparência da execução das emendas de deputados e senadores ao Orçamento.

A operação da PF realizada nesta sexta-feira foi autorizada pelo ministro do Supremo Flávio Dino. Ele é relator de ações que acusam o Legislativo de manter modelo sem transparência e de difícil fiscalização para repassar recursos públicos a redutos eleitorais dos congressistas.

"A Câmara dos Deputados não compactua com ilicitudes na execução de emendas parlamentares. Em virtude disso, juntamente com o Poder Executivo, Senado Federal, Tribunal de Contas da União e Supremo Tribunal Federal, vem aprimorando os sistemas de transparência e rastreabilidade da proposição, indicação e execução de emendas parlamentares", diz a nota de Motta.

"A Câmara dos Deputados respeita o Supremo Tribunal Federal e todas as decisões por ele proferidas. Destaca, no entanto, que uma leitura atenta e correta da decisão proferida pelo ilustre ministro Flávio Dino revela que ali não se aponta nenhum ato de desvio de verbas públicas. Nenhum", acrescenta a nota.

Motta sustenta que não se deve confundir a mera indicação de um parlamentar por meio de emenda orçamentária com a forma como o dinheiro é gasto nos estados e municípios para onde os recursos são destinados.

"A correta execução dos recursos públicos e transferências governamentais, não apenas emendas parlamentares, mas também provenientes do Poder Executivo, pelos seus destinatários finais, deve ser estritamente acompanhada pelos órgãos de controle", defendeu.
 

comando vermelho

Assembleia do Rio de Janeiro liberta deputado preso pela PF

Dos 65 deputuados presentes, 42 votaram favoráveis e 21 foram contrários à soltura do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar

09/12/2025 06h59

Rodrigo Bacellar foi preso acusado de vazar informações de operação que tinha como alvo um deputado ligado ao Comando Vermelho

Rodrigo Bacellar foi preso acusado de vazar informações de operação que tinha como alvo um deputado ligado ao Comando Vermelho

Continue Lendo...

Em sessão extraordinária, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu por 42 votos favoráveis a 21 contrários pela soltura do presidente afastado da Casa Rodrigo Bacellar (União Brasil). Houve duas abstenções, dos 65 deputados presentes.

O deputado estadual Rodrigo Bacellar foi preso preventivamente na manhã de quarta-feira (3), durante a Operação Unha e Carne, deflagrada pela Polícia Federal (PF), para investigar o vazamento de informações sigilosas sobre a Operação Zargun, que prendeu o deputado estadual TH Joias. TH Joias está preso, desde setembro, acusado de intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho.

A ação ocorreu enquanto Bacellar prestava depoimento na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Bacellar é suspeito de envolvimento no repasse de informações que teriam antecipado detalhes da operação que mirava o deputado estadual TH Joias.

Segundo a PF, o vazamento comprometeu o andamento das investigações que resultaram na prisão de TH Joias. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).