A Serasa, empresa de análise de crédito, estima que o faturamento real das empresas brasileiras cresceu 41% entre os anos de 2000 e 2007. Segundo a área de análise da Serasa, esse crescimento foi puxado pelo aumento do poder de compra da população, da melhoria das condições de crédito e da "inadimplência praticamente estabilizada".
De acordo com o estudo da Serasa, o faturamento do setor industrial teve um crescimento de 43,2%; no setor de serviços, o incremento foi de 30,4%. O maior crescimento foi registrado para o setor de comércio, onde as vendas aumentaram 51,9% entre 2000 e 2007.
Os cálculos foram feitos a partir de uma amostra de 1.600 balanços de empresas, sendo 600 do setor industrial, outras 550 do comércio e 450 de prestadoras de serviços.