A Colônia Penal Agrícola de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, é classificada como o pior presídio do Brasil, de acordo com a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Carcerário. O relatório da Câmara dos Deputados de Brasília que cita a penitenciária da Capital em primeiro lugar será apresentado nesta quarta-feira (18/06).
Uma Comissão percorreu 60 presídios e cadeias em 18 estados para investigar o "apagão carcerário". A comissão constatou que no Brasil apenas 20% dos presos trabalham e só 13% estudam. Muitos detentos já deveriam estar nas ruas.
Mais de 40% dos presos no país ainda não foram julgados. Faltam defensores públicos. Sobram queixas. "O nosso sistema hoje está praticamente falido", lamentou o juiz de execuções penais Juarez de Azevedo.
A comissão vai apresentar um ranking das piores prisões brasileiras. Estão na lista: a Colônia Penal Agrícola de Campo Grande, Mato Grosso do Sul; o Presídio Central de Porto Alegre; Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador; Penitenciária Vicente Piragibe, no Rio de Janeiro; Centro de Detenção Provisória Pinheiros 1, de São Paulo e o Segundo Distrito de Contagem , Minas Gerais.