O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, afirmou neste domingo que dentro de oito anos o Brasil pode ter uma eleição com todas as urnas com identificação biométrica. O sistema está em teste em três municípios: São João Batista (SC), Colorado D?Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS).
?A expectativa é de que, em oito anos, nós possamos ter eleições totalmente biométricas. É um sobrepasso da tecnologia eletrônica a serviço da eleição e da democracia representativa?, disse Britto.
O sistema de identificação biométrica usa a impressão digital para permitir que o eleitor exerça o direito ao voto. A intenção é evitar fraudes nas eleições.
?Isso nos anima, sobremodo, porque a urna biométrica é vacinada contra fraude de identificação do eleitor (...) O número de mesários vai diminuir e a expectativa é de que o Brasil continue na vanguarda da tecnologia eleitoral?, afirmou o presidente do TSE. (informações do G1)
Cidades
Cidades
Urnas biométricas podem ser adotadas em todo o País em oito anos
Urnas biométricas podem ser adotadas em todo o País em oito anos
Educação
Mais de 62 mil candidatos encaram 1º dia do Enem neste domingo em MS
Com redação e 90 questões, candidatos enfrentam a primeira etapa do exame; portões fecham ao meio-dia no Estado
08/11/2026 08h05
Candidatos se concentram na entrada da Uniderp, em Campo Grande, para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado
DRAMA
Bombeiros retiram S-10 do Rio Ivinhema, mas condutor segue desaparecido
Veículo foi retirado neste sábado (7), seis dias depois de afundar com um casal a bordo. O corpo da mulher foi resgatado um dia após a fatalidade
07/11/2026 15h58
Bombeiros tiveram de utilizar dois tratores de alta poténcia para conseguir retirar a caminhonte de dentro do rio site Vale do Ivinhema
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES