Da Redação
A grande festa deveria marcar não apenas a chegada do Ano Novo e a última celebração do famoso clube noturno Santika, antes que a discoteca se mudasse para um novo endereço. "Adeus Santika" dizia o pôster promocional. Mas antes que a festa acabasse, na madrugada desta quinta-feira, 1, pelo menos 61 pessoas estavam mortas e mais de 200 feridas, após tentarem fugir de um incêndio que começou no local e levou os frequentadores ao pânico. Entre os mortos está um cidadão de Cingapura e pelo menos 35 estrangeiros ficaram feridos, incluídos cidadãos australianos, belgas, franceses, britânicos e norte-americanos, de acordo com informações oficiais.
Uma contagem total do número de vítimas e suas nacionalidades não é esperada para antes de sete dias, porque pelo menos 30 corpos ficaram totalmente carbonizados e deverão ser feitos testes de DNA para identificação. A causa do incêndio está sob investigação, e muitas testemunhas dizem que um painel eletrônico que marcava a chegada de 2009 pegou fogo e iniciou o incêndio. Outras testemunhas dizem que um homem levou fogos de artifício para o clube e acendeu alguns petardos, o que teria provocado a tragédia no local. Cerca de mil pessoas estavam no clube noturno no momento da tragédia.
Um sobrevivente britânico de 35 anos, Steven Hall, de Cardiff, disse não ter visto o disparo de nenhum fogo de artifício no local. "Do que eu pude ver, parece que o fogo começou no forro do teto", ele disse em entrevista em um hospital de Bangcoc. "A primeira coisa de que eu me lembro é que vi pessoas no palco e as chamas vindas do teto e todos olhando com horror para o fogo". (informações do Estadão)