Em dia de feriado em vários mercados asiáticos, como Hong Kong, Austrália e Tailândia, o destaque desta segunda-feira ficou para as bolsas chinesas, que atingiram o seu melhor resultado em quase oito meses.
A alta nas ações cíclicas, em virtude das esperanças nos números de março que mostram uma disparada de novos empréstimos, ajudou as Bolsas da China a fechar em forte elevação. O índice Xangai Composto subiu 2,8% e encerrou aos 2.513,70 pontos, o maior fechamento desde 20 de agosto. Já o Shenzhen Composto ganhou 1,8% e terminou aos 835,91 pontos. China Shenhua Energy atingiu a alta limite diária de 10%, assim como China Cosco Holdings. Já os papéis da Jiangxi Copper subiram 4,3%. Entre os bancos, Bank of Communications caiu 0,3%. No entanto, China Construction
Bank avançou 1,1% e China Merchants Bank teve ganho de 1,4%.
Os bancos se viram com poucos dólares nesta segunda-feira por causa da forte demanda de clientes ao final do dia, o que ajudou o yuan a fechar em queda ante a moeda norte-americana. No mercado de balcão, a cotação do dólar fechou a 6,8352 yuans, de 6,8336 yuans do fechamento de sexta-feira.
Com informações do Estadão