Só no fim de semana, mais 25 mil moradores do Maranhão foram atingidos pelas chuvas. No total, 55 mil pessoas já foram prejudicadas nas últimas semanas, pelos alagamentos e deslizamentos. Dez mil famílias tiveram que sair de casa, 9,5 mil estão em abrigos públicos.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi usado para transportar os donativos para as vítimas da chuva. As tropas do Exército passaram o fim de semana preparando as cestas básicas. Cada uma tem 22 quilos de mantimentos.
Uma Brigada Militar com médicos e enfermeiros também está indo até os alojamentos, para examinar a saúde dos desabrigados. Os doentes estão recebendo doação de remédios.
Trezentos militares do Exército participam de uma ação humanitária no Vale do Mearim. As famílias atingidas pela enchente enfrentam agora os riscos de doenças.
As chuvas também têm provocado rompimento de açudes, destruição de lavouras e interdição de estradas. Crateras impedem o tráfego nas BRs 222 e 316, a rodovia que liga o Norte ao Nordeste. Dezenas de outras estradas estão ameaçadas.
Com informações do G1