Cidades

Cidades

Empresas de autopeças são as mais afetadas pela inadimplência nos EUA

Empresas de autopeças são as mais afetadas pela inadimplência nos EUA

Redação

30/05/2009 - 19h00
Notícia sem imagem
     Da redação Um dos setores mais afetados pela inadimplência dos clientes externos é o de autopeças, que já assistiu suas exportações caírem 34% - de US$ 3,78 bilhões no primeiro quadrimestre de 2008 para US$ 2,49 bilhões este ano. As empresas estão deixando de pagar ou atrasando o pagamento de financiamentos feitos sob a forma de ACCs (Adiantamento sobre Contratos de Câmbio).
        A dificuldade maior em honrar contratos vêm de clientes dos Estados Unidos e Europa, onde estão as matrizes das principais montadoras e de seus fornecedores, assim como do México e Argentina.
        "Muitas empresas estão arcando com multas por inadimplência e ainda por cima são obrigadas a bancar o armazenamento de peças lá fora", informa Paulo Butori, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Empresas consultadas pela reportagem confirmaram o problema, mas pediram para não ter os nomes divulgados por temerem complicações com empréstimos futuros.
        O ACC permite ao exportador obter recursos financeiros antes do embarque da mercadoria a taxas de juros internacionais mais um spread. O tomador conta antecipadamente com recursos para a produção do bem. Após o envio da mercadoria, tem 180 dias para apresentar a comprovação da exportação. O comprador ressarci o próprio banco que fez a operação, mas, quando isso não ocorre o exportador é multado. (informações da Agência Estado)
        

ACIMA DE 100 MM

Chuva em Fátima do Sul alaga ruas, distrito e derruba muro da PM

A precipitação foi de aproximadamente 100 milímetros, provocando estragos em diferentes pontos do município

06/11/2026 08h45

Rua Encarnação Hidalgo Valezzi, em Fátima do Sul, ficou totalmente alagada

Rua Encarnação Hidalgo Valezzi, em Fátima do Sul, ficou totalmente alagada WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA

Continue Lendo...

infiltrados

Gaeco aponta novo grupo de elite da polícia envolvido com o tráfico de drogas

Nova etapa de apuração identifica cooptação de homens de unidades operacionais para facilitar o escoamento de cocaína

06/11/2026 08h20

Delegado Guilherme Scucuglia Cezar foi alvo de busca e apreensão em operação do Gaeco ontem

Delegado Guilherme Scucuglia Cezar foi alvo de busca e apreensão em operação do Gaeco ontem Foto: Marcelo Victor

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).