Nesta segunda-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou a coleta de informações da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2009. O levantamento será concluído em três meses.
Em Mato Grosso do Sul, 32 técnicos vão investigar a situação de 2.988 domicílios até o dia 20 de novembro deste ano. Em média, segundo a chefe do setor de informações do órgão, Isabel de Paula Costa, cada entrevista dura 40 minutos.
A novidade deste levantamento será o tema Vitimização e Justiça, que tem o objetivo de verificar se os moradores sofreram algum tipo de violência, quantos recorreram à polícia ou à Justiça. O PNAD ainda trará informações sobre emprego, rendimento, saneamento básico, alfabetização, demografia, migração e bens duráveis existentes nos domicílios. Os entrevistados vão informar se acessaram a Internet nos últimos três meses, seja no próprio domicílio ou fora dele.
No Estado, a pesquisa irá ouvir moradores de 16 municípios.