Da redação
Qualquer que seja o resultado de Fluminense e Coritiba, neste domingo, às 16 horas, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, o ano tricolor terá sido abaixo das expectativas traçadas em janeiro. No início do ano, o clube contratou muito na expectativa de ter uma grande temporada.
Mas os recém-chegados não corresponderem, as muitas trocas de técnico evitaram a formação de uma equipe competitiva, o ambiente político interferiu no futebol e o clube fracassou no Campeonato Carioca, na Copa do Brasil e teve campanha terrível em dois terços do Brasileirão.
Mas um empate contra os paranaenses garante o time na Primeira Divisão e salva o ano, que ficaria assim marcado por uma reação incrível no segundo semestre, com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana e um desempenho espetacular na reta final do Nacional.
Por isso, a permanência na elite está sendo encarada como um título pelos jogadores, o mínimo que poderiam fazer para retribuir o apoio irrestrito dos torcedores. "A Sul-Americana não veio e com certeza teria sabor de título (a fuga do rebaixamento). Nosso objetivo agora é esse. É o jogo mais importante do ano. Não será fácil, pois o Coritiba precisa vencer", comentou o atacante Fred, em referência ao fato de os adversários precisarem da vitória para também se garantirem na Série A de 2010.
Os paranaenses são osso duro de roer em seus próprios domínios, mas conquistar um ponto fora de casa não assusta um grupo que venceu suas últimas seis partidas no Brasileirão e está jogando com a cabeça a prêmio há uma dúzia de rodadas.
"Só vamos desligar essa energia após o término do campeonato. O que está acontecendo no clube está sendo importante para formarmos uma grande equipe no futuro", prometeu Fred, já na expectativa de que a base de jovens jogadores efetivada pelo técnico Cuca seja o alicerce de um forte time na próxima temporada.
Cuca, por sinal, tem algumas dúvidas sobre a formação e a escalação. Sem Diguinho, suspenso, Maurício e Equi González são as opções para a cabeça de área. Maurício seria o favorito, mas é dúvida com dores musculares. Outra alteração pode ser a retirada de um dos zagueiros para a entrada de Adeilson no ataque - como fez contra a LDU na decisão da Sul-Americana. (informações do Estadão)