Mais uma atitude ameaçadora do presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad vem a tona. Neste domingo ele instruiu o chefe da Agência de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, ?a trabalhar na produção de urânio enriquecido a 20%?. A ordem foi dada durante discurso transmitido pela TV estatal.
?Demos (às grandes potências) dois a três meses (para concluir um acordo sobre intercâmbio de urânio), e se não estão de acordo começaremos a produzir urânio altamente enriquecido?, afirmou Ahmadinejad ao inaugurar uma exposição dedicada à tecnologia laser. ?Agora, Dr Salehi, comece a produzir urânio (enriquecido) a 20% com nossas centrífugas?, acrescentou, dirigindo-se ao chefe de seu departamento atômico, que estava na mesma sala.
Ahmadinejad afirmou também que a ordem não significa que seu país abandonou as negociações.
As declarações do presidente abrem um novo capítulo na inflamada queda-de-braço que o Irã mantém com grande parte da comunidade internacional por causa das suspeitas levantadas por seu programa nuclear.