Cidades

Cidades

Uma cidade depois do terremoto,cidade chilena continua isolada

Uma cidade depois do terremoto,cidade chilena continua isolada

Redação

06/03/2010 - 21h30
Notícia sem imagem
     

        Da redação

        Uma semana depois do pior terremoto dos últimos 50 anos no Chile, uma cidade ainda segue isolada naquele país. Segundo o subsecretário do Interior, Patrício Rosende, que fez hoje um balanço das consequências dos abalos sísmicos e tsunamis registrados desde o último sábado (27), o único local que ainda está isolado é Tubul Cove - na Província de Arauco. Mas ele afirmou que o Ministério das Obras Públicas intensifica o trabalho de reconstrução de pontes e estradas. Oficialmente, 279 morreram e 327 pessoas foram presas por envolvimento em tumultos. Para evitar o agravamento das tensões nas áreas atingidas, o governo decretou toque de recolher em várias cidades.
        Segundo Rosendo, em relação à segurança pública, o país está em ordem. Nas últimas 24 horas, houve apenas alguns registros de protestos pacíficos solicitando o restabelecimento do fornecimento de eletricidade. O subsecretário afirmou que o esforço é para garantir a distribuição de alimentos às vítimas. De acordo com ele, cerca de 250 mil pessoas recebem diariamente três refeições doadas pelo governo federal com apoio das autoridades estaduais e municipais, além de entidades civis.
        Na tentativa de evitar epidemias, o Ministério da Saúde lançou campanhas de vacinação contra a hepatite A e tétano nas áreas atingidas pelos terremotos e tsunamis. Paralelamente foram instalados hospitais de campanha para os atendimentos de emergência. Apenas na região que vai de Valparaíso a Araucanía - uma das mais afetadas pelos fenômenos naturais -, há 13 hospitais de campanha em funcionamento. De acordo com ele, há capacidade para o atendimento de emergência de 400 pessoas por dia, mais sete leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, laboratório e unidade de diálise, além do apoio de 47 profissionais.
        De acordo com Rosendo, o abastecimento de água está sendo recuperado de modo gradual na região de Valparaíso. De forma semelhante, a telefonia móvel e fixa nas áreas de Valparaíso e metropolitana de Santiago voltam à normalidade. (do Estadão)

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).