Cidades

Cidades

Coreia do Norte executa encarregado por diálogo com Seul, diz jornal

Coreia do Norte executa encarregado por diálogo com Seul, diz jornal

Redação

20/07/2010 - 09h15
Notícia sem imagem
     A Justiça da Coreia do Norte executou um ex-oficial do Gabinete encarregado do diálogo com Seul por considerá-lo responsável pelo fracasso da política de relação com a Coreia do Sul, informou nesta terça-feira, 19, o jornal sul-coreano "Donga Ilbo".

        

        Segundo uma fonte chinesa próxima à Coreia do Norte citada pelo jornal, Kwon Ho-ung foi executado por um pelotão de fuzilamento, sem detalhar quando e onde aconteceu a morte.

        A notícia chega dias depois que foi informado que Pyongyang teria executado em 2009 o ex-ministro de Ferrovias Kim Yong-sam, responsabilizado pela má conservação de trens para o uso militar.

        Além disso, a Coreia do Norte executou em março o ex-diretor de Finanças do Partido dos Trabalhadores, Park Nam-gi, pelo fracasso da reforma monetária realizada em novembro do ano passado, tudo isso segundo a imprensa sul-coreana.

        Kwon Ho-ung, foi o chefe da delegação norte-coreana nas reuniões ministeriais intercoreanas entre 2004 e 2007, quando na Coreia do Sul governava o progressista Roh Moo-hyun, já falecido.

        O jornal assinala que as autoridades sul-coreanas estão tentando investigar os fatos, enquanto cita fontes japonesas que asseguram que Kwon foi despedido de seu cargo no final de 2007 e desde então eram desconhecidas suas atividades públicas.

        As duas Coreias vivem período de forte tensão por conta do afundamento do navio de guerra sul-coreano Cheonan em março do ano passado, em incidente no qual morreram 46 marítimos.

        Seul acusou Pyongyang de ter causado o afundamento com um torpedo disparado por um submarino, algo que o regime norte-coreano nega.

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).