Cidades
Cidades
Juiz manda interditar casa de internação de menores na Capital
Juiz manda interditar casa de internação de menores na Capital
Em decisão publicada hoje no Diário de Justiça do Estado, o juiz da Infância e da Juventude da Capital, Danilo Burin, determinou que a Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco, situada na saída para Três Lagoas, em Campo Grande, seja interditada e que, no prazo de 10 dias, todos os internos sejam retirados de lá. De acordo com a Portaria Número 01/10, as péssimas condições das estruturas do local, onde são internadas crianças e adolescentes em conflito com a lei, motivaram a resolução.
Desde o ano passado, quando os internos promoveram um motim, ficaram evidenciadas as deficiências da maior casa de apreensão de adolescentes. Atualmente, a unidade, com capacidade para 48 internos, abriga cerca de 67 meninos infratores.
De acordo com o juiz Danilo Burin, ele visitou a Unei e conferiu pessoalmente as condições em que os internos são obrigados a viver. “Fui até lá e tirei fotografias do lugar. Meninos pegavam água do vaso (sanitário) para tomar banho”, relatou o magistrado, que classificou o estado a unidade como “podridão”.
Segundo Danilo, a determinação foi feita em caráter administrativo. Isso significa que não é necessário aguardar os trâmites de um processo.
Portaria
No documento que justifica a decisão, o juiz argumenta que “os adolescentes gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo do princípio da proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente” e que “nenhum adolescente poderá ser objeto de qualquer forma de negligência, violência, crueldade aos seis direitos fundamentais. Ele classificou, no documento, que o prédio da unidade está “sem condições de habitabilidade”.
Hoje de manhã, o juiz Danilo Burin visita novamente a unidade e deve comentar a decisão.
Problemas
Em novembro do ano passado, uma rebelião motivou primeiros pedidos de interdição das Unidades de Internação de Campo Grande. A Unei Novo Caminho, situada no Bairro Los Angeles, foi reformada por determinação judicial.
Em abril deste ano, outra rebelião na Unei Dom Bosco trouxe novamente à tona os problemas. Na ocasião, seis internos fugiram. A unidade estava superlotada, já que os adolescentes da Unei Novo Caminho, ainda em reforma, forma transferidos para lá.
Os agentes responsáveis pelas medidas socioeducativas denunciaram superlotação e as péssimas condições para servidores e internos.
Nova Mobilidade
Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande
Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível
05/11/2026 17h46
Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande
Educação
Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS
Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026
05/11/2026 17h19
Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES