Cidades

Cidades

Preços para o consumidor de baixa renda tiveram maior queda dos últimos 2 anos

Preços para o consumidor de baixa renda tiveram maior queda dos últimos 2 anos

Redação

06/08/2010 - 12h30
Notícia sem imagem
     

Os preços para os consumidores que ganham até dois salários mínimos e meio por mês tiveram a maior queda dos últimos dois anos. É o que mostra o Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) de julho, que apresentou deflação de 0,56%. Levantamento divulgado hoje (6) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que essa é a menor taxa desde setembro de 2008, quando o índice registrou queda de 0,57%. No ano, o acumulado é de 4,20% e nos últimos 12 meses, de 4,65%.

Segundo o estudo, quatro das sete classes de despesa analisadas apresentaram decréscimos em suas taxas de variação em julho. Entre os destaques estão vestuário, que também inclui acessórios e calçados (de 0,78% para -1,11%), alimentação (de -1,31% para -1,54%), saúde e cuidados pessoais (de 0,40% para 0,25%) e despesas diversas (de 1,64% para 1,58%). Os itens que mais contribuíram para o movimento de queda nas taxas dessas classes foram roupas (de 1,08% para -0,89%), arroz e feijão (de -0,22% para -1,31%), artigos de higiene e cuidado pessoal (de 0,72% para 0,30%) e bebidas alcoólicas (de -0,06% para -1,07%), respectivamente.

Já os grupos educação, leitura e recreação (de -0,05% para 0,35%), habitação (de 0,14% para 0,19%) e transportes (de -0,01% para 0,01%) registraram acréscimo. Os itens que mais influenciaram esses resultados foram excursão e tour (de -1,69% para 1,58%), e tarifas de eletricidade residencial (de 0,41% para 0,63%) e de ônibus interurbano (de 0,17% para 0,42%), respectivamente.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).