Cidades

INDÚSTRIAS

Incentivo eleva em 128% número de fábricas têxteis

Incentivo eleva em 128% número de fábricas têxteis

Redação

30/09/2010 - 00h00
Notícia sem imagem

Em dois anos, o número de empresas no setor de confecções cresceu 128% em Mato Grosso do Sul. Passou de 276 estabelecimentos industriais em 2008, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), para 630 neste ano, conforme o Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação (Sindvest-MS). O principal fator é a concessão dos incentivos fiscais.
A entidade afirma que, depois que o Governo do Estado lançou um programa de incentivos para atrair indústrias, em 2009, foram muitas as empresas que decidiram por Mato Grosso do Sul. Houve disparada no volume tanto de pequenas, como de grandes fábricas de confecção, principalmente, em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Paranaíba.
Atualmente, são cerca de 600 micro e pequenas indústrias de confecções e 30 de grande porte, que geram  em torno de 12 mil empregos diretos. Há a previsão de instalação de mais seis, com a geração de duas mil vagas nos próximos 20 meses. O benefício fiscal concedido pelo Governo estadual é de alíquota zero de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) até o final de 2010.
Para o presidente do Sindvest/MS, José Francisco Veloso, a isenção tributária oferece facilidade na instalação e a produção de mercadorias com preço competitivo no mercado, que facilitam a venda para outros estados brasileiros e grandes redes de lojas. Graças aos incentivos, o Estado exporta 90% da produção do setor de confecções.
E uma renovação do benefício, feito pelo Governo em maio passado, prevê descontos no tributo até 2015. O valor será de 0,6% (desconto de 95%) de 2011 a 2015, e de 1,2% (desconto de 90%) a partir de 2015.

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).