Cidades

HUNGRIA

Vazamento de lama tóxica deixa 3 regiões da Hungria em emergência

Vazamento de lama tóxica deixa 3 regiões da Hungria em emergência

Redação

05/10/2010 - 14h30
Notícia sem imagem

A Hungria declarou estado de emergência em três regiões do país por um vazamento de lama tóxica de uma empresa de alumínio, em acidente que deixou três mortos, seis desaparecidos e 116 feridos.

O vazamento na cidade de Ajka aconteceu na segunda-feira, depois da ruptura de um dique que continha um material conhecido como "barro vermelho", uma substância química muito tóxica, corrosiva e alcalina, o que motivou a declaração de estado de emergência nos condados de Veszprem, Gyor-Moson-Sopron e Vas.

Os mortos, um homem, uma mulher e uma criança, foram arrastados pelo lodo formado pela água e um milhão de metros cúbicos da substância química, segundo informações das autoridades.

O "barro vermelho" é um resíduo que surge durante a produção de alumínio e tem grandes quantidades de silício, ferro e outros metais pesados.

Os feridos sofreram queimaduras de diferentes graus ao terem contato com a substância corrosiva, sendo que oito deles estão em estado grave, de acordo com os serviços médicos.

"É uma catástrofe ecológica", afirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Zoltán Illés, que indicou que o vazamento ameaça três rios húngaros, incluindo o Danúbio, o segundo rio mais longo da Europa, informou a agência MTI.

Para evitar que a substância cause maiores danos, as equipes de resgate, em helicópteros, tentam lançar gesso sobre a lama tóxica, assim como diferentes produtos neutralizadores sobre o rio Marcal.

Em Devecser, no condado de Veszprem, a água contaminada inundou mais de 400 imóveis, obrigando a remoção de seus habitantes.

Nos locais afetados foi proibida a circulação da população até que as operações de resgate sejam concluídas.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).