Cidades

SEGURANÇA

Sejup dá dicas para quem vai viajar no feriado

Sejup dá dicas para quem vai viajar no feriado

Redação

08/10/2010 - 12h00
Notícia sem imagem

Nos feriados prolongados é comum ver muitas famílias viajando para outras cidades. É quando a segurança deve ser redobrada porque as residências ficam vazias. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) dá algumas dicas para evitar surpresas indesejáveis na volta.

A orientação é não comentar a viagem perto de pessoas estranhas, mas a um vizinho de confiança, fazendo contato com ele constantemente para saber se está tudo bem. É importante também combinar, com os vizinhos, códigos de emergência para sinalizar situações de perigo.

Outra dica é não deixar jóias ou dinheiro, mesmo que seja em um cofre, dentro de casa. O ideal é utilizar cofre de bancos. Só deixe as chaves da casa com pessoas de confiança.

A Sejusp também orienta carregar o veículo dentro da garagem, evitando que pessoas estranhas percebam a ausência do morador. Se puder, instale aparatos de segurança, como cadeados, travas em portas e janelas, olho mágico, interfone, porteiro eletrônico, grades de proteção, entre outros.

 

Desligue a campanhia, assim deixará em dúvida quem quiser usá-la para apenas verificar se o proprietário está ou não em casa. É bom evitar colocar cadeado no lado externo do portão, assim poderá denunciar a ausência dos moradores.

 

Uma dica é instalar um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e durante o dia, respectivamente. Não deixe luzes acesas durante o dia, pois isso significa ausência de moradores, e também evite aspecto de abandono. Em ausências prolongadas, a Sejusp orienta pedir a algum parente ou vizinho para visitar a casa, para demonstrar a presença de pessoas, como abrir janelas, regar jardim ou recolher a correspondência.

 

Para viagens prolongadas é bom suspender a entrega de jornais, revistas ou gêneros alimentícios. Se possuir animal, como um cachorro, o vizinho ou a pessoa que estiver cuidando da casa pode deixá-lo solto no quintal durante a noite.

 

Na volta do feriado, antes de abrir o portão da residência, principalmente se for no período noturno, procure verificar se nas imediações não há nenhum indivíduo em atitude suspeita.


 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).