Cidades

ESTRATÉGIAS

Estado realiza fórum para definir políticas públicas sobre drogas

Estado realiza fórum para definir políticas públicas sobre drogas

Redação

04/11/2010 - 00h30
Notícia sem imagem

Os esforços pela consolidação de propostas para a formulação de políticas públicas sobre drogas reúnem em Campo Grande, hoje e amanhã, técnicos e outros interessados na temática da dependência química. O evento, formatado como Fórum Estadual sobre Drogas, acontecerá a partir das 8h30min, no Pallaciu´s Eventos, localizado na Rua 14 de Julho 1.256, onde também estarão presentes o secretário nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa, e o procurador de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul e presidente da Associação Nacional de Justiça Terapêutica (RS), Ricardo de Oliveira Silva. A programação de amanhã será desenvolvida no Hotel Jandaia, na Rua Barão do Rio Branco.

O fórum está sendo promovido pelo Conselho Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul (Cead/MS) e, segundo a coordenadora-geral do encontro, conselheira estadual, especialista em dependência química e mestre em psicologia da saúde Helena Gasparini, serão reunidas as contribuições ou propostas levantadas durante os seis fóruns regionais realizados em cidades polos do Estado no ano de 2009, e que contaram com a participação de representantes de todos os municípios e de diferentes segmentos da sociedade. As discussões regionais foram realizadas nos municípios de Amambai, Três Lagoas, Aquidauana, Dourados, São Gabriel do Oeste e Campo Grande.

Conforme a conselheira, “fizemos palestras e oficinas nestas cidades com a participação dos conselhos municipais, da comunidade em geral e ao final dos encontros eles discutiram e elaboraram propostas com vertentes como prevenção e tratamento. Neste fórum vamos estabelecer consenso, ou seja, queremos valorizar todas as propostas mantendo, modificando ou excluindo para consolidá-las numa política pública sobre drogas”.

Todos os passos com fóruns regionais e o estadual seguem o modelo nacional. O presidente do Cead, promotor de Justiça Sérgio Harfouche, defendeu a importância do evento, como um canal de debates visando a definição de pontos que melhor representem a posição da sociedade de Mato Grosso do Sul no tocante às drogas, ao mesmo tempo em que permitirá o levantamento de subsídios ao Governo para uma política pública estadual mais eficiente sobre a questão das drogas.

De acordo com a programação estabelecida pelo Conselho Estadual Antidrogas, a abertura do fórum contará com diversas palestras. Para as 10h15min está previsto o pronunciamento do secretário nacional Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa. Logo em seguida, às 11 horas, o juiz federal Odilon de Oliveira fala sobre a relevância na construção de uma política pública estadual sobre drogas nesta região estratégica. Ainda pela programação, às 11h45min, o procurador de Justiça Ricardo de Oliveira ministra palestra enfocando a legislação sobre drogas e a redução da oferta.

O médico psiquiatra, professor e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo, Ronaldo Laranjeiras, falará sobre o tema “Realidade Nacional sobre o uso de Drogas: Efeitos e Consequências – Formas de Atendimento ao dependente químico”. Já o subsecretário de Políticas Antidrogas do Estado de Minas Gerais, Cloves Benevides, falará sobre o “Desenvolvimento de Políticas Públicas sobre Drogas e a importância da Subsecretaria no Estado”.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).