A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quinta-feira o novo Planejamento de TV a Cabo e do MMDS (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto-Multicanal). O fim do limite do número de outorgas para a prestação do serviço e da necessidade de licitação são as principais mudanças aprovadas pelo Conselho Diretor.
Também houve alteração no preço, definido em R$ 9 mil por licença, valor equivalente aos custos administrativos de expedição da outorga. O preço e as contrapartidas para as empresas constarão em regulamento específico. A previsão é que as novas outorgas ocorram no fim do primeiro semestre de 2011.
O planejamento vigente é de 1997 e limitava a prestação do serviço a 900 municípios. A área de prestação de serviço era sempre um município e havia um número de prestadores possíveis para cada outorga. Os preços eram definidos em leilão, no qual prevalecia o melhor valor oferecido.
Outra mudança significativa é o entendimento da Anatel de que as empresas coligadas, controladas e controladora da concessionária não estão impedidas de ofertar o serviço de TV a cabo, ou seja, não dependem da alteração da Lei do Cabo para atuar nesse mercado. Segundo o conselheiro Jarbas Valente, relator da matéria, a vedação só tem validade para a concessionária e para a participação de capital estrangeiro em empresas do setor. "Qualquer empresa do grupo (da concessionária) vai poder pedir (licenças); só a concessionária que não", afirmou.
Cidades
TELECOMUNICAÇÃO
Anatel aprova novo planejamento de TV a cabo
Anatel aprova novo planejamento de TV a cabo
Nova Mobilidade
Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande
Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível
05/11/2026 17h46
Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande
Educação
Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS
Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026
05/11/2026 17h19
Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES