Cidades

Brasil/Mundo

Gêmeas siamesas são separadas em SP; irmãs eram unidas pelo abdome

Gêmeas siamesas são separadas em SP; irmãs eram unidas pelo abdome

Redação

05/12/2010 - 17h24
Notícia sem imagem

O vídeo abaixo mostra parte do depoimento da dona de casa Selma Miranda, 32, mãe de gêmeas siamesas, à repórter Cláudia Collucci, publicada em reportagem da Folha deste domingo -- íntegra disponível para assinantes do jornal ou do UOL.

Kauany e Keroly, de dez meses, passaram por uma complexa cirurgia de separação no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, na última segunda-feira.

Elas nasceram grudadas pelo abdome e compartilhavam o fígado, o estômago, o intestino grosso, os sistemas genital e urinário e os órgãos genitais. Tinham três pernas -- uma delas teve de ser amputada porque era malformada. Cada uma das meninas ficou com uma perna.

Nos próximos anos, ainda terão de fazer uma série de cirurgias reparadoras. Entre elas, a que reconstruirá o intestino e outra que vai possibilitar o uso de pernas mecânicas. Por ano, nascem em média 27 crianças no Brasil nessas condições. Muitas não sobrevivem.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).