Cidades

HOLANDA

Homem abre fogo e mata seis em shopping

Homem abre fogo e mata seis em shopping

Redação

09/04/2011 - 13h06
Notícia sem imagem

Um homem abriu fogo em um shopping center lotado na cidade holandesa de Alphen aan den Rijn neste sábado (9), matando seis pessoas antes de se matar, segundo as autoridades locais.

Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas, disse o prefeito interino da cidade, Bas Eenhoorn. Quatro delas estão em estado grave.

O caso é "sem precedentes" na pequena cidade de 72 mil habitantes, a 21 km a sudoeste da capital do país, Amsterdã, disse o prefeito. O incidente ocorreu pouco depois das 12h locais, 7h de Brasília.

Um homem com uma pistola automática entrou no shopping De Ridderhof, disparou uma arma de fogo aleatoriamente contra as pessoas próximas e depois, com uma outra arma, atirou contra a própria cabeça, próximo às caixas de um supermercado, de acordo com testemunhas.

Todos os tiros foram disparados antes da chegada da polícia, segundo o prefeito. O tiroteio teria durado entre 10 e 20 minutos, segundo a TV pública. Houve pânico e correria no local, que estava lotado, com muitas famílias com crianças fazendo compras.

"Houve pânico, todo mundo saiu correndo", disse Maart Verbeek, dono de uma pet shop no local. O local foi esvaziado e cercado, por conta do boato de que o atirador não estaria sozinho. Mas, segundo o prefeito, depois ficou esclarecido que ele agiu só. A identidade e os motivos do atirador ainda não foram divulgados.

A imprensa local afirmou que ele seria um homem loiro, que aparentava ter 25 anos. Uma mulher disse à imprensa local que ele era alto, usava uma calça militar camuflada e movia-se rapidamente enquanto atirava, demonstrando sangue frio.

A polícia e a Justiça abriram investigações sobre o caso e estão ouvindo testemunhas.

"É inacreditável que nossa cidade tenha testemunhado tamanha tragédia em um dia tão belo", lamentou Eenhoorn, que se disse "profudamente chocado" com o massacre.

Em nome da prefeitura, ele leu uma mensagem de condolências para as famílias das vítimas.

Testemunhas
Chocados, muitos moradores estavam nas ruas próximas ao shopping, buscando informações. "Você ouve sobre esse tipo de coisa em escolas americanas e você pensa que isso está muito longe", disse o morador Rob Kuipers, de 50 anos. "Agora aconteceu aqui na Holanda."

"No começo, pensamos que fossem fogos de artifício", disse a jovem Hajam Leouesset.. "Mas em seguida vimos gente correndo por todos os lados e ouvimos gritos. Depois vi esse homem, e havia sangue por todo lado."

"Às vezes ouvimos como este tipo de coisa acontece no exterior", disse em entrevista à NOS Glenn Schoen, especialista holandês em terrorismo. "Não esperávamos que acontecesse na Holanda um banho de sangue assim."

O incidente na Holanda ocorre dois dias depois de Wellington Menezes de Oliveira ter matado 12 crianças em uma escola no bairro carioca de Realengo, matando-se em seguida.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).