Cidades

Ladário

Empresa doará R$ 34 mil para compensar danos ambientais

Empresa doará R$ 34 mil para compensar danos ambientais

Redação

08/05/2011 - 15h14
Notícia sem imagem

A Procuradoria da República no Município de Corumbá (MS) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com empresa de engenharia e seus sócios para compensação de danos ambientais ocasionados pela extração irregular de saibro - calcário alterado - na zona rural de Ladário, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O acordo prevê a doação de equipamentos e insumos a órgãos responsáveis pela repressão e fiscalização de crimes contra o meio ambiente na região.

As doações previstas no termo têm valor aproximado de 34 mil reais. Os materiais incluem computadores, impressoras, cadeiras, máquina fotográfica, faróis e até óleo diesel. Os equipamentos e insumos serão entregues ao 6° Batalhão da Polícia Militar, ao órgão da Polícia Militar Ambiental e à Delegacia de Polícia Federal de Corumbá.

O descumprimento das obrigações firmadas no TAC acarretará a execução judicial do compromisso e possível ajuizamento de ação civil pública.

Entenda o caso

Ofício encaminhado pelo Ministério Público Federal deu origem a um inquérito policial que apurou irregularidades na extração de saibro na região conhecida como Estrada Codrasa, na zona rural de Ladário. O calcário era utilizado em obras de contenção de encosta, urbanização do porto, pavimentação asfáltica e micro drenagem urbana do município.

As investigações do inquérito apuraram que a extração de saibro pela empresa de engenharia foi realizada sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM. Havia dúvidas, também, acerca da existência de licença ambiental autorizando o município a extrair material naquela área.

Além disso, a extração foi determinada em uma área de 1,03 hectare, mas foram explorados 4,6 hectares - três vezes mais que o permitido. Parte da área, ainda, corresponde a uma autorização de pesquisa pertencente a outra empresa, não sendo passível de exploração.

TAC

Como medida extrajudicial, o TAC é um dos instrumentos utilizados pelo Ministério Público para resolver um problema sem que seja necessário levá-lo à Justiça. Quando ele é assinado, as partes se comprometem a cumprir determinadas condicionantes. Se isso não acontece, o Ministério Público pode pedir execução do TAC, para o juiz obrigar as partes ao cumprimento. 

 

Com informações do MPF

Eleições 2026

Eleitor que faltou no 2º turno tem até 8 de janeiro para justificar o voto

Pessoas, de 18 a 69 anos, que viajaram, mudaram de cidade, ficaram doentes ou por qualquer outro motivo deixaram de votar, devem justificar o voto

05/11/2026 10h25

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica

Eleitor depositando seu voto na urna eletrônica Paulo Ribas

Continue Lendo...

INFILTRADOS 2

Policiais civis são alvos de operação que investiga desvio de droga

Nove policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) foram alvos de medidas cautelares nesta nova fase

05/11/2026 09h45

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron

Operação Infiltrados investiga o desvio de drogas dentro da Defron Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).