Cidades

UNA-SUS

Encontro Nacional de Saúde acontece na Capital

Encontro Nacional de Saúde acontece na Capital

Redação

08/06/2011 - 10h54
Notícia sem imagem

Campo Grande será sede do VIII Encontro Nacional da Rede de Coordenadores da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), nos dias 16 e 17 de junho. O evento será realizado na Escola de Saúde Pública.

O Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), instituída pelo Decreto 7.385 de 08 de dezembro de 2010, foi criado com a finalidade de atender as necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, por meio do desenvolvimento da modalidade de educação à distância na área da saúde.

Participantes

Participam do encontro cerca de 20 estados que possuem atualmente projetos da UNA-SUS. Os coordenadores estaduais e suas equipes de trabalho estarão participando de debates em oficinas com o objetivo de avaliar e acompanhar os projetos em andamento. O tema central desta oficina é o debate sobre o trabalho de conclusão de curso na pós-graduação à distância. 
 
Em Mato Grosso do Sul, a Unidade Fiocruz Cerrado Pantanal juntamente com a UFMS estão especializando 1000 trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família de 76 municípios do Estado, na modalidade à distância. Este programa de formação conta com as parcerias da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Saúde de Campo Grande, Associação Sul-mato-grossense de médicos de saúde da família e da comunidade. O apoio e financiamento do programa é da UNA-SUS, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

UNA-SUS

O sistema UNA-SUS tem o objetivo de propor ações visando atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS e Induzir e orientar a oferta de cursos e programas de especialização, aperfeiçoamento e outras espécies de qualificação dirigida aos trabalhadores do SUS, pelas instituições que integram a Rede UNA-SUS.
 
A criação de grupos de trabalho nacionais formados por essas instituições parceiras, constitui-se em mais uma ação visando organizar essa rede em prol da construção de conhecimentos socialmente significativos e de acesso livre a todos. Neste sentido o UNA-SUS fomenta e apoia a disseminação de meios e tecnologias de informação e comunicação que possibilitem ampliar a escala e o alcance das atividades educativas e contribui ainda para a redução das desigualdades entre as diferentes regiões do País, por meio da equalização da oferta de cursos para capacitação e educação permanente.

Uma das principais características da UNA-SUS é fato de ser constituída por rede de instituições públicas de educação superior para atuação articulada no sentido de construir um acervo público de materiais, tecnologias e experiências educacionais. O acesso é livre pela rede mundial de computadores onde há uma base de dados nacional integrada ao sistema nacional de informação do SUS contendo o registro histórico dos trabalhadores do SUS, seus certificados educacionais e experiência profissional.
 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).