Equipes da Denar (Delegacia Especializada em Repressão ao Narcotráfico) receberam informações de que uma residência no Jardim Noroeste seria ponto de distribuição de drogas para presídios. Os policiais foram até o endereço e passaram a monitorar o local, até o momento em que um mototáxi chegou com uma passageira, identificada posteriormente como Clariana de Souza Carramanho (26), que entrou no imóvel e saiu em seguida.
Uma equipe de policiais abordou o mototaxista e encontrou na bolsa de Clariana uma porção de maconha. Ao perguntada sobre a procedência da droga, ela informou ter adquirido-a com uma mulher chamada Jaqueline, que residiria próximo ao Presídio de Segurança Máxima.
Clariana relatou ter recebido ordem para buscar a droga de um reeducando do presídio.
Na casa onde Clariana pegou a droga, foram encontradas 4.500 gramas de maconha e 196 gramas de pasta base de cocaína, em estado bruto e em formato ovalado (pronto para ser introduzido e camuflado na vagina).
A casa é residência de Jaqueline Aparecida de Sousa (27), que já cumpriu pena por tráfico de drogas e informou receber ordens de um interno do Presídio de Segurança Máxima, sendo conhecido pelo apelido de "Espanha".
Na residência foram encontrados diversos pedaços de carregadores de celulares e ao ser questionada, Jaqueline disse que eram restos dos carregadores adaptados que já havia sido colocados no interior do presídio.
A casa fica localizada a aproximadamente 50 metros do portão principal do Presídio de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande.