Campo Grande promove hoje (1º) o Dia "D" de combate a Dengue em Campo Grande (MS). Neste dia, várias ações acontecem na cidade para incitar prevenções que impeçam a proliferação da doença.
Durante a manhã, das 8h às 12h, foi realizada uma blitz educativa realizada por funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) nas Ruas 14 de julho e 13 de maio.
De acordo com Alcides Ferreira, Coordenador Municipal de Controle de Vetores, a mobilização não foi atrapalhada pela chuva e várias pessoas foram orientadas a respeito dos cuidados com a Dengue.
Durante o dia, o trabalho prossegue nas unidades de saúde da Capital, com foco em conscientização, palestras, distribuição de material educativo e alertas sobre os cuidados necessários.
Segundo Alcides Ferreira, é preciso tomar as providências de controle da dengue antes que as chuvas intensas comecem, pois a infestação da doença é maior nessa época do ano.
Prevenção
Para que o mosquito da dengue não se multiplique, é preciso armazenar lixo nos locais adequados, colocar areia nos pratos dos vasos, tampar as caixas d’água, vistoriar lajes, calhas, armazenar pneus em locais fechados, não guardar recipientes descartáveis, entre outras orientações.