Segundo pesquisa publicada nesta semana e que vem causando controvérsia entre os médicos, o micro-ondas pode causar asma a bebês. O trabalho, feito por pesquisadores do instituto Kaiser Permanente, na Califórnia, afirma que grávidas expostas a campos magnéticos gerados por aparelhos de micro-ondas, secadores de cabelo, moedores de café e cabos de transmissão de energia têm um risco maior de ter um filho com asma.
Foram acompanhadas 801 mulheres e seus filhos. As 10% mais expostas aos campos magnéticos tiveram um risco 3,5 vezes maior de ter um filho com asma do que as 10% menos expostas. O trabalho foi publicado na revista "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine".
"As conclusões dessa pesquisa não são justificadas pelas evidências mostradas na publicação", afirma Patricia McKinney, professora de epidemiologia pediátrica na Universidade de Leeds, na Inglaterra.
A exposição a cabos de transmissão de energia já foi alvo de discussões. Alguns estudos afirmam que ela pode ser prejudicial à saúde, piorando o sistema imunológico, afetando a qualidade do sêmen e até causando alguns tipos de câncer. Mas poucos desses trabalhos tiveram suas conclusões confirmadas.
De-Kun Li, autor da pesquisa publicada agora, afirma que as conclusões do seu trabalho são mais consistentes, porque ele fez as mulheres usarem sensores que mediram sua exposição aos campos magnéticos 24 horas por dia. Outros estudos se baseavam apenas nas estimativas dos próprios voluntários sobre sua exposição, algo muito impreciso.
Os sensores usados pelas grávidas captavam só campos magnéticos de baixa frequência, como aparelhos de micro-ondas, secadores, ventiladores, lâmpadas fluorescentes, transformadores e cabos de energia. Não foram medidas ondas eletromagnéticas de alta frequência, como as de aparelhos de celular ou redes sem fio.
Para o professor David Spiegelhalter, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o estudo precisa ser reproduzido por outros cientistas. A conclusão sobre o risco de asma, para ele, parece suspeita, porque o objetivo primário do estudo era monitorar abortos espontâneos.
A asma atinge 13% da população com menos de 18 anos. A doença é causada por problemas nos órgãos respiratórios e no sistema imune.
(Com informações da Folha)