A Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito, a Agência Estadual de Trânsito (Agetran), Batalhão Rodoviário e Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, realizaram hoje (30) pela manhã uma blitz na Avenida Afonso Pena. A ação encerrou os eventos relacionados à Semana do Trânsito.
O objetivo da ação é conscientizar os condutores a respeitar a legislação de trânsito. “A nossa intenção é sensibilizar os condutores a respeitar o trânsito e com isso diminuir o número de acidentes”, comenta o comandante da Ciptran, tenente-coronel Alírio Villasanti.
Segundo dados da Companhia, o dia que mais acontece acidentes é na sexta-feira. Só no mês de setembro a Ciptran registrou cerca de 600 acidentes, sendo que a maioria envolve jovens entre 18 a 25 anos e motociclistas. “É necessário que o jovem condutor mude o seu comportamento e entenda que o desrespeito à legislação pode custar sua vida e a vida de outras pessoas”, argumenta o comandante.
A blitz também serve para divulgar o novo slogan da Campanha de Trânsito “Quando você muda o trânsito muda”, que tem o objetivo de mostrar aos condutores que o trânsito é feito de pessoas e cada um tem que fazer a sua parte. “Precisamos mudar as nossas atitudes em relação ao transito, contribuir para o trânsito. Afinal o trânsito é feito de vidas e qualquer erro é fatal”, intensifica o assessor militar do Detran, tenente-coronel Edimilson Lopes.
A blitz contou com o efetivo de cerca de 30 policiais e de crianças do projeto sematram, que escreveram mensagens para entregarem aos condutores dando dicas do que eles devem fazer para melhorarem o trânsito. “É preciso respeitar o sinal vermelho, não correr muito, respeitar as leis de trânsito, se não fizerem isso pode acontecer acidentes e as pessoas podem morrer”, explica Laura Alencar, de 9 anos.
Além da blitz, hoje no primeiro horário da manhã, os alunos do curso de motociclista batedor realizaram a ação de presença em 20 cruzamentos da Capital. A ação tem o caráter preventivo.
Mesmo com o fim da Semana Nacional do Trânsito, as entidades relacionadas estão estudando outros eventos voltados para a juventude e um deles será a ação envolvendo as quatro universidades da Capital, com a intenção de envolver cada vez mais os jovens e sensibilizá-los. A data ainda não está definida.