Cidades

CAMPO GRANDE

Criança infectada por gripe A faz teste para confirmar vírus

Criança infectada por gripe A faz teste para confirmar vírus

Redação

01/10/2011 - 14h46
Notícia sem imagem

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou um procedimento para confirmar se a estudante do colégio Alexander Flemming foi realmente infectada pelo vírus H1N1. A coleta da mucosa da menina foi feita na tarde da última sexta-feira (30). De acordo com Erci Hirota, chefe de epidemiologia do Sesau, a verificação do laboratório particular mostrou que o vírus é do tipo A, mas é necessário descobrir qual é o suptipo e apenas a saúde pública pode fazer essa identificação.

Conforme o secretário de saúde Leandro Mazina, dentro dos tipos de vírus da gripe (A, B, e C) existe o que de fato é capaz de identificar a doença, os subtipos. “O tipo A pode ser H1N1, H3N3 e outros. A única coisa confirmada até agora é que se trata de Influenza A, mas não sabemos se é H1N1”, explicou.

O secretário ponderou que o “alarde” foi precipitado e também que o médico e o laboratório que identificaram a gripe A na criança tinham a obrigação de informar os órgãos de saúde sobre a ocorrência. “Houve negligência e a escola começou a tomar medidas por conta própria, quando quem deveria estar à frente de qualquer ação em casos assim seria a Sesau”.

Ele lamentou o fato de nem o colégio ou a rede particular em que a criança foi atendida terem informado a saúde pública sobre a situação. “Nós é que corremos atrás porque soubemos do caso pela imprensa”, disse. O teste, que desde maio já é feito em Campo Grande, sai em no máximo 15 dias, mas conforme Mazina, “a possibilidade de ser H1N1 é bem remota”, avalia.
 

JUDICIÁRIO

Fábio Possik Salamene toma posse como desembargador do TJMS

Promovido por merecimento, magistrado tem 27 anos de carreira e assume a vaga deixada pela aposentadoria de Lúcio Raimundo da Silveira

05/11/2026 17h18

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5)

Fábio Possik Salamene tomou posse administrativa como desembargador do TJMS nesta quinta-feira (5) Divulgação/TJMS

Continue Lendo...

Saúde Sob Auditoria

Prefeitura tem 15 dias para explicar R$ 71 milhões da saúde em Campo Grande

Auditoria federal aponta inconsistências e possível devolução de recursos; Câmara cobra documentos e plano para corrigir falhas.

05/11/2026 17h06

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura.

use a fachada da Sesau na capa e mantenha a foto de Papy com Dr. Victor Rocha no meio da reportagem, próximo ao trecho sobre o ofício enviado à Prefeitura. Foto: Arquivo Correio do Estado.

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).