Cidades

SAÚDE

Insegurança com as condições de trabalho afugenta médicos do interior

Insegurança com as condições de trabalho afugenta médicos do interior

Redação

27/12/2011 - 13h00
Notícia sem imagem

A contratação e fixação de médicos em municípios do interior de Mato Grosso do Sul é um dos maiores desafios da Secretária de Estado de Saúde. As condições de trabalho precárias e a insegurança de ser o único responsável pela saúde da população na cidade, impedem os profissionais de irem trabalhar em hospitais e postos no interior.

" Assim como em todo o País, temos dificuldade de interiorização e fixação de médicos em MS", desabafa a secretária de Saúde Beatriz Dobashi.

Ela destaca que já participou de debates nacionais sobre o assunto e a reclamação é geral. "São Paulo recentemente fez uma pesquisa e foi dito que não é o salário que afugenta o médico de ir para o interior. São as condições de trabalho. Não só fisícas, estruturais, como prédio, equipamentos, mas principalmente na questão da responsabilidade", explica a secretária.

A pesquisa mostrou que o médico se sente muito sozinho, sem amparo de especialistas ou pessoas mais experientes. "Esta sensação de isolamento, de ser o único responsável pela saúde da população dá um pouco de insegurança ao profissional", acrescenta.

Salários altos

A secretária diz que o interior paga salários altos, mais do que na Capital. "As vezes existe precarização de vínculo. O médico não é concursado, recebe contratação precária, não tem férias e muito menos 13º salário. Ou seja ele fica inseguro por não saber quanto tempo irá permanecer no emprego", destaca.

Em todo o País, a discussão é foco principal nos encontros. "Temos discutido entre os secretários os mas é difícil de chegar a um consenso. Pensamos em ter faixas salariais por região. Também apoiamos a ideia de criação de uma carreira nacional como existe no Judiciário. Os médicos poderiam começar em algumas cidades, e conforme avançam na carreira vão no final estar na Capital ou em alguma cidade que eles próprios escolheram. Maior homogeneidade nos salários e ter perspectiva na carreira poderia ajudar a melhorar este quadro", destaca a secretária. 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).