Cidades

PONTA PORÃ

Temporal derruba figueira histórica que teria escondido tesouro

Temporal derruba figueira histórica que teria escondido tesouro

Redação

30/12/2011 - 14h23
Notícia sem imagem

A figueira histórica situada no centro de Ponta Porã, que segundo historiadores data da época da Guerra do Paraguai, foi um dos alvos de um temporal que aconteceu em Ponta Porã na tarde ontem. O tronco da árvore histórica partiu-se ao meio durante a chuvarada, que ainda atingiu três veículos e deixou duas pessoas feridas. Uma avaliação técnica será feita por profissionais da área e vai determinar se a figueira centenária, , informou à imprensa o secretário municipal de Obras, Infra-estrutura e Meio Ambiente, arquiteto Hélio Peluffo Filho.

A parte que tombou sobre a Rua Antônio João já foi cortada, mas a outra metade pode estar condenada, segundo engenheiros.

HISTÓRIA

A figueira, que há cerca de 100 anos está ao lado do Paço Municipal, é considerada um monumento e já havia sido tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal através de lei de autoria do ex-vereador Marcelino Nunes de Oliveira. Ao redor dela foram construídas as primeiras casas do município.

Segundo historiadores, a árvore é personagem de estórias da época da Guerra do Paraguai. A mais famosa delas é que sob suas raízes, o ditador Solano Lopes teria enterrado o seu 'ouro'. Por anos, muitos aventureiros cavaram suas margens tentando encontrar o tesouro.

O secretário municipal Hélio Peluffo Filho esteve no local logo após o acidente e juntamente com o Corpo de Bombeiros avaliou a situação, informou a assessoria da prefeitura. “Infelizmente a tendência é de que tenhamos que cortar o que sobrou. Mas a decisão só será tomada depois de uma nova avaliação, mais detalhada”, disse ele.

Peluffo lamentou a perda de um dos patrimônios históricos de Ponta Porã. “Porém, a força da natureza é implacável e imprevisível. Não tem como impedir que estas coisas aconteçam”, declarou.

 

(com informações do Mercosul News)

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).