Cidades

Professores X Governo

Fetems vai à Justiça para 'ganhar' horário de planejamento

Fetems vai à Justiça para 'ganhar' horário de planejamento

Redação

16/01/2012 - 00h01
Notícia sem imagem

A Federação dos Trabalhadores na Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) recorreu à Justiça para obrigar o Governo do Estado a ampliar de 25% para 33% a carga horária destinada para planejamento de aulas pelos professores. A entidade, que representa cerca de 22 mil profissionais no Estado, ingressou com mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Estado, exigindo o cumprimento da carga horária de acordo com o definido pela Lei Federal nº 11.738/08, que também definiu o piso salarial nacional da categoria, hoje em R$ 1.187. A medida obrigará o Governo estadual a contratar mais 4 mil professores para a rede estadual.

A nova ação da Fetems reacende polêmica que começou há quase quatro anos, após entrar em vigor a lei federal que institui a dedicação de um terço (33%) da jornada de trabalho de 40 horas por semana para atividades extraclasse, estudo ou planejamento de aulas. Hoje, os professores da rede pública estadual em MS dispõem de um quarto (25%) da jornada de trabalho exclusivamente para planejamento de aulas e o restante para atividades em sala de aula.

Leia mais no jornal Correio do Estado

Aplicativo

Serviços digitais do Detran-MS ficam fora do ar a partir de amanhã

Portal, aplicativo e assistente virtual serão suspensos às 16h e têm previsão de retorno às 7h30 de segunda-feira (9), durante manutenção tecnológica

06/11/2026 14h08

Pessoa mexendo no site do Detran-MS, com instabilidades nesta segunda-feira (24)

Pessoa mexendo no site do Detran-MS, com instabilidades nesta segunda-feira (24) Marcelo Victor

Continue Lendo...

Trânsito

Quatro ruas têm bloqueios por eventos e obras neste sábado na Capital

Interdições atingem três regiões da Capital; trecho da Rua Afonso Celso permanece fechado até 20 de novembro para obras de drenagem

06/11/2026 13h33

Agente de trânsito da Agetran pelas ruas de Campo Grande

Agente de trânsito da Agetran pelas ruas de Campo Grande Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).