Cidades

EDUCAÇÃO

Fuvest e Unicamp divulgam leituras obrigatórias para o vestibular 2013

Fuvest e Unicamp divulgam leituras obrigatórias para o vestibular 2013

Redação

19/01/2012 - 12h38
Notícia sem imagem

A Fuvest divulgou, na manhã desta quinta-feira (19), a lista de livros que cairão nas provas do vestibular 2013 tanto do vestibular para a Universidade de São Paulo (USP) quanto para o processo seletivo da Universidade Estadual Paulista (Unicamp). Dos nove livros usados no último vestibular de cada uma das universidades, cinco permanecem na lista e quatro foram substituídos. Entraram: "Viagens na minha terra", de Almeida Garrett; "Til", de José de Alencar; "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis; e "Sentimento do mundo", de Carlos Drummond de Andrade.

Da lista anterior, saíram “Auto da barca do inferno”, “Iracema”, “Dom Casmurro” e “Antologia Poética”.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a nova lista unificada foi definida em reunião do Conselho de Graduação da USP realizada em 15 de dezembro do ano passado.

Segundo a Fuvest, os livros "Auto da barca do inferno” (Gil Vicente) e “Antologia Poética” (Vinícius de Moraes) foram substituídos por “Viagens na minha terra” e “Sentimento do mundo”.

Já os escritores José de Alencar e Machado de Assis continuam na lista, porém com obras diferentes em relação ao ano anterior: “Iracema”, de Alencar, e “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, deram lugar a “Til” e “Memórias póstumas de Brás Cubas”.

A primeira chamada do vestibular 2012 da Fuvest será divulgada no dia 4 de fevereiro.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).