O Corpo de Bombeiros informou que o incidente que provocou a morte de quatro pessoas e vitimou outras vinte no curtume do Marfrig em Bataguassu foi provocado pela reação química de uma substância chamada Ácido Dicloro-propiônico com produto desconhecido. O local continua isolado pelos Bombeiros Militares de Bataguassu. Militares de Ivinhema e Três Lagoas foram deslocados para auxiliar os trabalhos no curtume.
Segundo informações dos Bombeiros no local, ao descarregar o ácido em um tanque submerso o motorista percebeu que houve uma reação química provocando grande volume de gás,
O motorista informou que são três tanques submersos de 5 mil litros de capacidade cada um, ele iria descarregar 10 mil litros no total. Quando iniciou o descarregamento dos primeiros 5 mil litros, percebeu a reação química e fechou a válvula do caminhão afastando-se rapidamente, ele não soube precisar mas acredita que foram descarregados algo em torno de 600 litros de ácido. Três funcionários que estavam em uma estrutra acima do local caíram desmaiados e um quarto tentou descer pelas escadas mas não conseguiu. De imediato o motorista fechou a válvula de descarregamento do caminhão e afastou-se. Funcionários próximos do local começaram a apresentar mal-estar quando o Corpo de Bombeiros de Bataguassu foi acionado.
Ao chegarem no curtume 4 militares equipados retiraram imediatamente as 4 vítimas inconscientes e isolaram o local, evitando inclusive que um funcionário jogasse água devido o risco de reação com o ácido. O trabalho dos Bombeiros limitou-se a isolar completamente o local e transportar as vítimas graves e atender as demais no local para posterior transporte ao hospital.
Até o momento a situação é a seguinte:
- 4 óbitos confirmados (os quatro funcionários que estavam na estrutura acima do tanque submerso);
- 2 vítimas em estado gravíssimo transportadas para Presidente Prudente pela viatura dos Bombeiros de Bataguassu apoiadas por uma viatura da PRF como batedor;
- 12 vítimas em observação no hospital local;
- Equipes de Três Lagoas e Ivinhema já estão no local para prestar apoio e avaliar novamente a situação para o caso de necessidade de mais pessoal, material e equipamentos especializados.
Bombeiros de Campo Grande que são especializados para este tipo de ocorrência também estão de prontidão juntamente com o Grupo de Patrulhamento Aéreo (GPA) com a aeronave da Corporação caso haja a necessidade de deslocamento para o local.