Cidades

BRASIL

Comissão de Direitos Humanos da Câmara quer que embaixador brasileiro deixe a Síria

Comissão de Direitos Humanos da Câmara quer que embaixador brasileiro deixe a Síria

Redação

24/02/2012 - 20h00
Notícia sem imagem

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Arnaldo Jordy (PPS-PA), defendeu hoje (24) que o embaixador brasileiro na Síria, Edgard Antonio Casciano, deixe o país. Jordy disse à Agência Brasil que o agravamento da violência e o desrespeito aos princípios democráticos e aos direitos humanos no país não condizem com as propostas defendidas pelo Brasil.Jody disse que encaminhará ainda hoje a sugestão à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. O documento, denominado requerimento de indicação, é um instrumento de que dispõe o Legislativo para sugerir a outro Poder a adoção de providências.

“Os últimos acontecimentos na Síria não permitem que o Brasil mantenha uma representante diplomática no país”, disse Jordy. “Não há razão para o embaixador continuar lá. A Síria não respeita o Estado Democrático de Direito, e vidas estão sendo ceifadas. Tudo isso é inadmissível.” De acordo com o deputado, a retirada do embaixador brasileiro da Síria é uma maneira de reforçar a pressão internacional contra o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, suspeito de violações de direitos humanos e desrespeito à democracia. Há 11 meses, o governo Assad é alvo de protestos intensos.

Recentemente alguns governos de países do Golfo Pérsico, dos Estados Unidos, da França, da Itália, do Reino Unido e do Egito convocaram seus embaixadores na Síria e determinaram que deixassem Damasco – a capital síria. O governo brasileiro acompanha de perto as negociações para encerrar o impasse na Síria. Embaixadores do Brasil participam da reunião do grupo Amigos da Síria, na Tunísia, que debate o assunto, e Patriota está na Turquia onde a crise síria também é tema de discussões. Ele conversa com as autoridades da Liga Árabe (formada por 22 nações) que conduzem o processo de negociação com Assad.

INFRAESTRUTURA

Guanandi II terá asfalto e drenagem em 12 vias com investimento de R$ 8,6 milhões

Serviços começaram pela Rua Itarumã e têm prazo de até 240 dias; outra etapa, estimada em R$ 7,7 milhões, está em tramitação

06/11/2026 08h04

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II Divulgação/PMCG

Continue Lendo...

facções

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre

Jackson da Rosa Fernandes morreu no mês passado no presídio e a suspeita é de que o crime seja resultado do conflito

06/11/2026 07h45

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).