A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS) e a Secretaria Estadual de Educação (SED) têm investido em ações que contribuam para a formação educacional dos reeducandos, não se limitando apenas à teoria em sala de aula. Além de, em apenas um ano, terem aumentado em 15% o número de turmas de ensino, também têm apostado no incentivo à leitura, com implantação e ampliação de bibliotecas, e no desenvolvimento de projetos que estimulam o pensar e as habilidades artísticas, como as feiras culturais e o projeto “Minha Liberdade Minha Vida”, um concurso de cartazes e textos no qual os internos podem expressar seus sentimentos e experiências no ambiente prisional.
Como reforço ao processo educativo nos presídios, todos os anos os internos que estudam participam de feiras científicas e culturais, conforme explica a diretora da Escola Estadual Polo Professora Regina Anffe Nunes Betine, Regina Lúcia Rosa Salles, responsável pelo ensino nos presídios em MS.
Atualmente, conforme a Divisão de Educação da Agepen, são 16 bibliotecas instaladas em unidades penais do Estado. Em outros nove presídios, apesar de não haver um local específico, existem espaços que servem para disponibilização de livros aos reeducandos, seja em setores psicossociais ou mesmo em salas de aula. Outras quatro unidades estão em processo de implantação.
Segundo a chefe da Divisão, Elaine Arima Xavier Castro, este ano as bibliotecas dos estabelecimentos prisionais estão recebendo reforços de obras entregues pela SED. “Estão sendo entregues 1610 livros para 34 unidades prisionais da Agepen e mais o Presídio Federal, sendo 46 livros para cada unidade”, detalha.