Cidades

Campo Grande

Sonho antigo, Orquestra Jovem lança DVD

Sonho antigo, Orquestra Jovem lança DVD

Redação

27/04/2012 - 19h00
Notícia sem imagem

O audiovisual foi gravado em setembro de 2011, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, e traz, além das 13 músicas do concerto, making off, fotos e depoimentos de algumas personalidades importantes para a concretização do projeto, entre elas a própria Maria Verônica, o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros e o diretor -administrativo do Correio do Estado, Marcos Fernando Alves Rodrigues.

Na noite de lançamento, o presidente de honra da fundação, Antônio João Hugo Rodrigues, esteve representado pela esposa, Márcia Barros Rodrigues, que falou com emoção sobre a surpreendente evolução artística dos jovens que compõem a orquestra e do orgulho em ver os bons frutos que o projeto rendeu. “A fundação leva um nome que nós honramos muito e é a maneira que a família encontrou para retribuir tudo o que o município de Campo Grande e o estado de Mato Grosso do Sul fizeram pelo grupo”, declarou.

Música Regional
Tanto o DVD quanto as apresentações da Orquestra Jovem não trazem somente o erudito. Ao lado de interpretações de Vivaldi, Bach e Villa Lobos são colocados clássicos bem brasileiros, como “Mercedita”, “Mulher rendeira”, “Chalana” e a regionalíssima “Sonhos guaranis”, composta por Almir Sater e Paulo Simões. “Foi uma das apresentações mais comoventes que eu já vi. ‘Sonhos guaranis’ teve sorte de ter sido brilhantemente interpretada pela orquestra”, comentou Simões.

Para a artista plástica e cantora Miska Thomé, o talento desses jovens, que foram apresentados à música em 2005, é digno de ser admirado e aplaudido em pé. “Eles foram brilhantemente orientados pelo professor e regente Eduardo Martinelli e, hoje, podem ser considerados músicos profissionais”, opina.

História
Em abril de 2005, o ensino musical foi escolhido como ferramenta para cumprimento de uma das maiores missões da Fundação Barbosa Rodrigues: inclusão sociocultural. O objetivo da iniciativa era, por meio da musicalização, atender e oferecer oportunidades de socialização, integração, informação e cultura a alunos do ensino fundamental da rede pública.

Mas o projeto alçou voos muito maiores e, além de integrar e socializar essas crianças e jovens, tornou-se um referencial artístico em Mato Grosso do Sul. “Isso não fazia parte da ideia inicial do projeto. Quando nos damos conta, esses jovens estavam fazendo um trabalho de tal qualidade que começou a permitir grandes apresentações. A gravação do DVD veio como ‘prova’ do profissionalismo e do bom desempenho desses jovens”, contou o dirigente e professor do grupo, maestro Eduardo Martinelli.

Gabriel Rodrigues, de 17 anos, foi uma criança que enxergava com preconceito o fato de um amigo tocar instrumento musical erudito. Mas, aos 11 anos, resolveu ver “como funcionava” e entrou na orquestra. Hoje, é um dos primeiros violinistas do grupo e toca viola caipira com um talento admirável. “Não sei como falar da importância da orquestra na minha vida. Só sei dizer que é, sim, de extrema importância”, relata.

Formação
Hoje, a Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues é formada por 32 integrantes; 21 deles participaram da gravação do DVD. Os outros 11 são crianças de 12 a 14 anos de idade que entraram no grupo há pouco tempo.

Para ingressar na orquestra, basta estar na faixa etária citada acima, ser aluno da rede pública de ensino, procurar a Fundação e verificar a disponibilidade de vagas. 

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).