Cidades

ARTIGO

Dia do Povo Paraguaio: uma comemoração justa

Dia do Povo Paraguaio: uma comemoração justa

Redação

14/05/2012 - 00h00
Notícia sem imagem

ecessitando de um espaço cultural, fundaram nos anos sessenta a Associação Cultural Brasil Paraguay, que teve como seu primeiro presidente o carismático Dr. Wilson Barbosa Martins, e vice-presidente o educador Dr. Luiz Alexandre de Oliveira. Em 1973 essa associação passou a denominar-se Casa Paraguaia de Campo Grande, sendo seu primeiro presidente o saudoso médico paraguaio, Dr. Horácio José Casartelli. Nessa gestão, por iniciativa do também saudoso Ramão Achucarro, então vereador, ganhou por doação da Prefeitura Municipal um terreno de 5000m2, situado na Vila Pioneira.

Finalmente, a Casa Paraguaia passou à atual Associação Colônia Paraguaia de MS, sendo seu primeiro presidente o Dr. Alcides Bernal, seguido pelo Dr. Albino Romero por três gestões administrativas, quando fora construída a sede social, situada no referido terreno.

Atualmente, é presidida pelo Dr. Arnaldo Zelada Cafure, tendo como presidente do Conselho Deliberativo Permanente o sempre combativo Dr. Albino Romero.A Colônia Paraguaia é local de reunião familiar, não só dos paraguaios, mas de todos os moradores de Campo Grande. Ali, o frequentador desfruta de ambiente festivo e descontraído, especialmente nos domingos dançantes, quando é oferecido o saboroso churrasco típico paraguaio, ao som de músicas tradicionais e atuais, que animam os presentes a dançar.

Além desses momentos de alegria contagiante, a Colônia Paraguaia oferece belos espetáculos culturais, como o Ballet Folklorico e a tradicional dança da Galopera. Outros bons eventos acontecem, como shows de artistas renomados, e espetáculos de danças típicas paraguaias, quando são oferecidos variados pratos da apreciada culinária paraguaia, como puchero e bori-bori dentre outros. As novenas à Virgem de Caacupé, padroeira do Paraguai, acontecem nas datas comemorativas, atraindo grande número de devotos. As rodas de tereré, a frenética torcida pelo Paraguai na Copa do Mundo e os cursos gratuitos de línguas e instrumentos musicais, também são destaques especiais.

Aplausos à Colônia Paraguaia pela festiva efeméride! 

Recapeamento

Governo abre licitação de quase R$ 6 milhões para recapear avenidas antigas no Nova Lima

05/11/2026 09h40

Rua Jerônymo de Albuquerque, Nova Lima

Rua Jerônymo de Albuquerque, Nova Lima Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

SAÚDE

HRMS inaugura serviço de cuidados paliativos com 10 leitos hospitalares

Assistência conta com quatro médicas paliativistas, uma enfermeira, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais

05/11/2026 09h36

Paciente em consulta no HRMS

Paciente em consulta no HRMS Foto: Patrícia Belarmino

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).