Cidades

Cidades

Criança de cinco anos consegue falar graças a laptop high-tech

Criança de cinco anos consegue falar graças a laptop high-tech

Redação

20/05/2012 - 20h00
Notícia sem imagem

A pequena inglesa de cinco anos Lexie Cooper-Barnes, que sofre de paralisia cerebral, conseguiu falar graças à tecnologia. Usando um laptop high-tech, semelhante ao adotado por Stephen Hawking, a menina disse “eu te amo” pela primeira vez à sua mãe, Charlene Barnes.

"Foi uma experiência incrível. E ela está muito animada porque, pela primeira vez, teve voz. Meus olhos ficaram marejados. Agora, ela pode ter amigos e aproveitar a escola como qualquer criança. Isso é o melhor sentimento do mundo”, disse Charlene.

Com ajuda do laptop, a menina usa os olhos para escolher as palavras que quer falar. De acordo com o grupo de médicos que cuida de Lexie, ela tem uma habilidade mental muito grande para uma pessoa com as suas condições. “Os médicos ficaram impressionados com o resultado. A resposta de todos foi ótima e fico grata de ela estar podendo se comunicar da forma que sempre quis. Ela tem muita coisa na cabeça, dá para ver em seus olhos. Este equipamento desbloqueou todo este potencial, tornando a sua vida mais fácil”, completou a mãe.

Para comprar o aparelho, que custa £ 20 mil (cerca de R$ 60 mil), o pai da menina, um contador, organizou vários eventos de angariação de fundos. Lexie Cooper-Barnes foi diagnosticada com paralisia cerebral aos 11 meses e é uma das quase duas mil crianças diagnosticadas com esse problema, por ano, na Inglaterra.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).