Cidades

LEMBRANÇAS

Cerimônia lembra um ano de atentados que fizeram 77 mortos na Noruega

Cerimônia lembra um ano de atentados que fizeram 77 mortos na Noruega

Redação

22/07/2012 - 11h45
Notícia sem imagem

Os noruegueses prestaram homenagens hoje (22) às vítimas dos ataques do extremista de direita Anders Behring Breivik, que, há exatamente um ano, colocou uma bomba perto da sede do governo, em Oslo, e atirou em jovens do Partido Trabalhista acampados na Ilha de Utoeya.

Uma cerimônia na Catedral de Oslo lembrou o ataque e os 77 mortos. Os reis Harald V e Sonia, o primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, outros membros do governo, sobreviventes e parentes das vítimas estiveram presentes. Do lado de fora da catedral, onde foram colocadas flores em homenagem às vítimas, centenas de pessoas faziam fila horas antes do início da missa.

Transmitida em ao vivo pela televisão pública NRK, a cerimônia foi marcada por uma emoção contida, com palavras que recordaram as vítimas e referências à dor causada pelos atentados, mas também foram deixadas muitas mensagens otimistas. “A luz brilha na escuridão e a escuridão não venceu”, disse o bispo de Oslo, Ole Christian Kvarme.

Em 22 de julho de 2011, Breivik começou o ataque jogando uma bomba de cerca de 1 tonelada perto da sede do governo. Essa primeira ação resultou na morte de oito pessoas e em vários danos em prédios do centro da capital norueguesa.

Pouco depois, disfarçado de policial, ele dirigiu-se para a Ilha de Utoeya, onde a juventude do Partido Trabalhista organizava um acampamento de verão. Fortemente armado, Breivik matou a tiros 69 pessoas, na maioria jovens entre 14 e 20 anos. O extremista justificou o ato como uma resposta ao “perigo marxista” e à “multiculturalidade”. Ele garantiu que agiu sozinho e negou a existência de células de extrema direita organizadas no país.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).