Cidades

TRÂNSITO

Motorista moderno compra carro antes da habilitação

Motorista moderno compra carro antes da habilitação

Redação

27/07/2012 - 00h02
Notícia sem imagem

Para ser bom motorista, o candidato ou candidata a receber a carteira nacional de habilitação (CNH) tinha aulas à noite e em dias de chuva, conhecia a troca de faróis, trocava pneus, sabendo exatamente a potência do motor do carro. Preparava-se a pessoa para dirigir não apenas na malha urbana, mas em rodovias estaduais e federais.

Esse era o retrato do Rio de Janeiro nos anos 1960, no século passado; hoje pode servir de reflexão para os mais de 17 mil habilitados (média obtida pelo Detran entre março e junho) em Mato Grosso do Sul.

No entendimento do ex-instrutor de trânsito e policial federal aposentado Manuel Correia Ribeiro, 80 anos, motorista há 60, sem qualquer infração, a aplicação de regras rígidas permitiam formar bons condutores. “Dirigi pela primeira vez um automóvel Chrysler, de meu pai”, ele recorda.

Correia lamenta o que considera uma inversão de valores: “Atualmente há pessoas que adquirem o carro na concessionária antes mesmo de obter a carteira”.  

Leia mais no jornal Correio do Estado

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).