Deve custar entre R$ 60 e R$ 70 a taxa anual da inspeção nos veículos automotores, programa federal criado para combater a emissão de gases poluentes e que entrará em vigor em Campo Grande no primeiro semestre de 2013. O valor ainda é um cálculo presumido, informou o secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo.
O Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), que determina a vistoria nos veículos, já entrou em prática em apenas dois estados, Rio de Janeiro e São Paulo, mas a norma deve ser cumprida em todo País.
Depois de Campo Grande, as inspeções serão obrigatórias em Três Lagoas e Dourados e, em seguida, no Estado todo. Regiões que emitem mais poluição são as primeiras que terão seus veículos vistoriados. Pesquisa da Semadur indica que em 2010 em todo MS foram emitidos cerca de 43 toneladas de poluentes, quase a metade destes registros ocorridos em Campo Grande.
Leia mais no jornal Correio do Estado