Cidades

Cidades

Protestos de médicos contra os planos de saúde começam dia 10

Protestos de médicos contra os planos de saúde começam dia 10

Redação

03/10/2012 - 06h00
Notícia sem imagem

Coordenados pelas entidades médicas locais e regionais, os médicos de todo o País realizarão, a partir do dia 10, várias manifestações para, novamente, alertar a sociedade e a população usuária de planos de saúde sobre os baixos honorários e as interferências antiéticas praticadas pelas operadoras.

Trata-se de um protesto contra o que os profissionais consideram “abusos” praticados pelos convênios, seguros e planos de saúde suplementar, “numa lógica que tem seguidamente privilegiado o lucro em detrimento da qualidade da assistência à população e do equilíbrio nas relações com os médicos”.

Estão previstos atos públicos (assembleias, caminhadas e concentrações) até o próximo dia 25. Porém, com base em decisões tomadas nas assembleias locais, a categoria pode suspender, por tempo determinado, consultas e outros procedimentos eletivos.

Mobilizadas em torno da questão, as lideranças sindicais enviaram nesta terça-feira, ao Ministério da Saúde, um comunicado formal sobre as manifestações em todo o País.

No documento, eles ressaltam que os protestos “exprimem a preocupação dos médicos com os riscos de desassistência gerados pelas operadoras de planos de saúde ao recusarem o diálogo e estagnarem os entendimentos entre os profissionais e as operadoras”.

“Os médicos têm, sucessivamente, apontado situações que desrespeitam pacientes e profissionais em seus direitos”, informa o ofício assinado pelos presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

Reivindicações

A pauta de reivindicações do movimento contempla cinco pontos: reajuste dos honorários de consultas e outros procedimentos, tendo como referência a CBHPM; inserção de critérios de reajuste, com índices e periodicidade definidos por meio de negociação coletiva, nos contratos; inserção de critérios de descredenciamento nos contratos; resposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), à proposta de contratualização, encaminhada pelas entidades médicas; e fim da intervenção antiética na autonomia da relação médico-paciente.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).