Cidades

Cidades

ONS terá esquema especial para evitar falta de energia elétrica nas eleições

ONS terá esquema especial para evitar falta de energia elétrica nas eleições

Redação

05/10/2012 - 17h46
Notícia sem imagem

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estabeleceu medidas complementares para prover segurança adicional à operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o período das eleições municipais deste domingo (7).

A decisão atende à Resolução n.º 001/2005 do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que determina que o ONS estabeleça medidas especiais de segurança a fim de garantir o suprimento de energia elétrica em situações decorrentes de eventos de grande relevância. Ontem (4), o Ministério de Minas e Energia anunciou uma série de ações estratégicas para garantir a normalidade do fornecimento de energia elétrica durante o pleito.

O ONS vai manter sua equipe de meteorologistas de plantão durante todo o período das eleições para monitorar as condições atmosféricas para identificar, com antecedência, locais com maior probabilidade de ocorrência de vendavais, chuvas fortes ou incidência de descargas atmosféricas, visando a adoção antecipada de medidas para minimizar as consequências de eventuais contingências.

Serão mantidos disponíveis e em operação normal todos os equipamentos das usinas, assim como de subestações e linhas de transmissão da rede de operação, e efetuadas inspeções de caráter preventivo e extraordinário para identificar eventuais anomalias nas instalações de transmissão, com o objetivo de, preventivamente, proceder à sua normalização. Além disso, serão reforçadas as equipes de operação em tempo real das instalações consideradas mais relevantes para a segurança do Sistema Interligado Nacional.

Segundo a instituição, os agentes de geração deverão manter plantão nas usinas térmicas e hidráulicas que agreguem segurança ao SIN, de modo que possam entrar em operação no menor prazo possível, quando solicitadas pelo ONS. Já as usinas térmicas despachadas não poderão declarar inflexibilidade, devendo observar estritamente os valores programados pelo ONS e/ou as instruções das suas equipes de tempo real.

O ONS também determinou medidas a serem adotadas pelas concessionárias de distribuição, como a implantação de esquema especial para atendimento às situações emergenciais, envolvendo as equipes de operação e manutenção de plantão, para o atendimento ao sistema de transmissão, subtransmissão e distribuição.

Na noite do último dia 3, um problema em um equipamento acessório do transformador principal de Itaipu resultou em falta de energia em diversos estados brasileiros.

Educação

Mais de 62 mil candidatos encaram 1º dia do Enem neste domingo em MS

Com redação e 90 questões, candidatos enfrentam a primeira etapa do exame; portões fecham ao meio-dia no Estado

08/11/2026 08h05

Candidatos se concentram na entrada da Uniderp, em Campo Grande, para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Candidatos se concentram na entrada da Uniderp, em Campo Grande, para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

DRAMA

Bombeiros retiram S-10 do Rio Ivinhema, mas condutor segue desaparecido

Veículo foi retirado neste sábado (7), seis dias depois de afundar com um casal a bordo. O corpo da mulher foi resgatado um dia após a fatalidade

07/11/2026 15h58

Bombeiros tiveram de utilizar dois tratores de alta poténcia para conseguir retirar a caminhonte de dentro do rio

Bombeiros tiveram de utilizar dois tratores de alta poténcia para conseguir retirar a caminhonte de dentro do rio site Vale do Ivinhema

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).