Cidades

Acima da média

Abstenção do Enem chegou a 32,4% em Mato Grosso do Sul

Abstenção do Enem chegou a 32,4% em Mato Grosso do Sul

Redação

05/11/2012 - 07h16
Notícia sem imagem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano registrou abstenção de 32,4% dos participantes em Mato Grosso do Sul. Número acima da média nacional, que foi de 27,9%. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ontem (04) que, até o momento, não foi identificada nenhuma fraude no exame. “[Não há] nenhum indício de algo que pudesse arranhar o exame. Tivemos uma grande eficiência na logística”, garantiu.

De acordo com Mercadante, foram eliminados 65 alunos que postaram imagens digitais nos dois dias de realização da prova. Ontem (3), primeiro dia de realização da prova, foram eliminados 37 candidatos. Hoje, apesar da divulgação da eliminação, mais 28 candidatos postaram imagens e também foram excluídos do Enem. Os casos foram registrados em vários estados do país.

O caso que mais chamou atenção do ministro foi o da estudante Pâmela de Oliveira Lescano, de 17 anos, deu à luz momentos antes da realização do Enem. De acordo com Mercadante, ela terá nova chance de fazer a prova nos dias 4 e 5 de dezembro. Estas são as datas em que o exame será aplicado nos presídios e unidades socioeducativas.

“Pouco antes do inicio da prova, ela foi ao banheiro e a coordenadora verificou que tinha um bebê e uma poça de sangue. Tinha uma enfermeira, que ajudou a cortar o cordão umbilical”, descreveu Mercadante. Segundo o ministro, a aluna, considerada “o símbolo do novo Enem”, foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo Mercadante, os responsáveis pela correção das redações ainda passarão por novo treinamento com o tema desse ano. Para esta edição, a pasta aumentou em 40% o número de corretores. Este ano, os alunos terão acesso às redações corrigidas. “Todos os alunos serão orientados como devem solicitar a redação. Todos terão direito de acessar sua redação para fins pedagógicos”, garantiu.

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).