Cidades

COMPRAS NA INTERNET

Polícia dá dicas para consumidor não cair em golpes

Polícia dá dicas para consumidor não cair em golpes

Redação

27/11/2012 - 14h30
Notícia sem imagem

Quem está pensando em fazer as compras de fim de ano pela internet e não quer ser mais uma vítima de golpes virtuais deve seguir algumas dicas da Polícia Civil.

A postura adotada pelo comprador ajuda na prevenção de golpes. É possível comprar com segurança de acordo com o investigador, Michel Weiler Neves. Mantenha seu computador livre de vírus, pois eles podem registrar os dados digitados como senha de banco ou números de cartões de crédito e débito. “Muito cuidado com os e-mails desconhecidos de correntes, visualização de fotos ou coisas parecidas. Ao abrir, a impressão que temos é de que nada aconteceu, mas um programa espião se instala na máquina e copia todos os dados do computador, facilitando o golpe”, explica o especialista em segurança da informação.

Comprar em sites confiáveis, que já possuam credibilidade é importante nas compras realizadas pela internet. De acordo com a polícia, os sites seguros contam com o ícone de um cadeado no navegador, uma garantia de que o endereço é confiável para utilização. Os sites que fazem o serviço de intermediação de vendas também devem receber atenção especial na hora da compra. “Não adianta só o site ser seguro, nos casos em que um site intermedeie o relacionamento da empresa com o cliente, é preciso que o anunciante também seja confiável”, alerta o investigador.

O especialista em internet ressalta que é preciso desconfiar de ofertas absurdas e muito boas. “Ninguém faz boa ação pela internet, produtos muito baratos e muito fora do preço praticado no mercado geralmente são golpes”. Pesquisar também ajuda a descobrir se alguma oferta está muito abaixo do preço de mercado.

O consumidor que se sentir lesado em compras realizadas na rede deve procurar uma Delegacia da Polícia Civil para registrar uma ocorrência notificando a ação para a polícia. O telefone para mais informações de crimes pela internet é o 3318-7973.  

INFRAESTRUTURA

Guanandi II terá asfalto e drenagem em 12 vias com investimento de R$ 8,6 milhões

Serviços começaram pela Rua Itarumã e têm prazo de até 240 dias; outra etapa, estimada em R$ 7,7 milhões, está em tramitação

06/11/2026 08h04

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II

Rua Itarumã recebe os primeiros serviços de drenagem da etapa que prevê obras em 12 vias do Guanandi II Divulgação/PMCG

Continue Lendo...

facções

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre

Jackson da Rosa Fernandes morreu no mês passado no presídio e a suspeita é de que o crime seja resultado do conflito

06/11/2026 07h45

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre

Guerra entre Comando Vermelho PCC chega à Máxima e um morre Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).